Sociedade

Mosteiro do Leitão assinala Dia da Mulher com iniciativa para estudantes de hotelaria

8 mar 2023 13:28

Evento visa promover a importância da figura feminina na restauração

mosteiro-do-leitao-assinala-dia-da-mulher-com-iniciativa-para-estudantes-de-hotelaria
Concurso divide-se em duas categorias, sendo uma de cozinha e outra de pastelaria
Foto: John Fornander@Unsplash

As alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foram desafiadas a participar num concurso lançado pelo Mosteiro do Leitão, da Batalha. Esta iniciativa visa promover e debater a importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes.

O desafio consiste na criação de um prato original criado pelas concorrentes e o júri terá em conta a criatividade, inovação, técnica na execução da receita, qualidade dos produtos endógenos utilizados, além dos complementos nutricionais.

O concurso divide-se em duas categorias, sendo uma de cozinha e outra de pastelaria. A iniciativa pretende promover a criatividade e a inovação, privilegiando os produtos endógenos e sazonais.

O júri da prova será constituído por dois chefes de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, chefes de cozinha e pastelaria do Mosteiro do Leitão e ainda um elemento da Direcção do restaurante.

As vencedoras terão como prémio um troféu e um emblema com o logótipo do evento, para colocarem na jaleca, e ainda verão incluída a sua receita na nova carta oficial do Mosteiro do Leitão.

A CEO do Grupo FF, proprietário da marca de restauração, recorda a necessidade de igualdade de direitos para todos os géneros.

Zita Freire, afirma, em nota enviada às Redacções, que não há nenhuma portuguesa com Estrela Michelin.

“As mulheres ainda são vistas com desconfiança e sentem a necessidade de demonstrar melhores resultados, cometer menos erros e dar mais garantias da sua qualidade, pela desconfiança crónica que existe por simplesmente serem mulheres.”