Sociedade

Municípios da região querem construir creche para filhos de profissionais de saúde

22 nov 2022 15:12

Investimento na ordem dos 700 mil euros para ajudar a fixar profissionais no hospital de Leiria- Creche funcionará em horários “flexíveis”.

municipios-da-regiao-querem-construir-creche-para-filhos-de-profissionais-de-saude
Creche terá capacidade para meia centena de crianças
DR

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria está, em articulação com o centro hospitalar e as câmaras, a desenvolver um projecto para instalar “a primeira creche intermunicipal do País”.

O objectivo é “alargar a resposta para os filhos dos profissionais de saúde que decidam fixar-se profissionalmente no hospital de Leiria”, explica um comunicado da CIMRL.

Com capacidade para cerca de meia centena de crianças e a funcionar em horários “flexíveis e adaptados” às actividades dos profissionais de saúde, a futura creche representa um investimento superior a 700 mil euros e será objecto de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Naquela nota de imprensa, a CIMRL destaca o facto de se tratar de “uma resposta inédita em termos nacionais”, cuja efectivação está ainda dependente da “aprovação da candidatura por parte do Instituto da Segurança Social, no âmbito do PRR”, bem assim da finalização do acordo de comodato a realizar com o Centro Hospitalar de Leiria.

A CIMR adianta, no entanto, que a instituição de saúde “já expressou a sua adesão à iniciativa”, que pretende funcionar como “estímulo” à fixação de profissionais da saúde na região de Leiria.

Reunião com nova Direcção do ACES

Já esta segunda-feira, a CIMRL reuniu com os novos responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, cuja direcção executiva é liderada pelo enfermeiro Marco Neves.

No encontro, foram “avaliados os principais desafios que se colocam aos cuidados de saúde primários”, bem como “as estratégias para a saúde no período de Inverno” e as estatísticas de funcionamento dos serviços de saúde, apresentadas pela Direcção executiva do ACES.