Sociedade

Municípios de Leiria reclamam plataforma logística em Pombal no Plano Ferroviário Nacional

1 mar 2023 13:53

A CIMRL destaca a “proximidade/acessibilidade a zonas de consumo/produção”

municipios-de-leiria-reclamam-plataforma-logistica-em-pombal-no-plano-ferroviario-nacional
Municípios defendem a modernização da Linha do Oeste e a criação de um serviço Intercidades Lisboa-Leiria-Figueira da Foz
Ricardo Graça/Arquivo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) pretende que o Plano Ferroviário Nacional contemple uma plataforma logística no concelho de Pombal, considerando este um “projecto estruturante para a dinamização do transporte de mercadorias e no apoio à dinâmica empresarial da região”.

“Esta plataforma irá servir toda a Região de Leiria contribuindo para a descida dos custos do processo logístico que, em termos globais, pode ultrapassar os 15% do custo de produção ao nível das pequenas e médias empresas.”, adianta ainda o documento.

Apresentando como horizonte temporal 2030, a CIMRL destaca a “proximidade/acessibilidade a zonas de consumo/produção”, a “estrutura de movimentação de carga já existente” e “de importante infra-estrutura portuária (porto da Figueira da Foz)”.

Acresce a integração com a rede rodoviária nacional (Auto-estrada 17) e com a rede ferroviária nacional (Linha do Oeste).

No plano enviado à tutela, a CIMRL estima um investimento, público e privado, entre 50 e 60 milhões de euros, sendo que as entidades promotoras são públicas e operadores privados, apontando uma dimensão 60 hectares.

A posição da CIMRL foi remetida ao novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, onde são identificadas outras prioridades, "como a concretização da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, a modernização da Linha do Oeste, a valorização das estações da Marinha Grande, Leiria e Pombal, a criação de um serviço Intercidades Lisboa-Leiria-Figueira da Foz e a ligação da Linha do Norte à Linha do Oeste”, refere uma nota de imprensa.

A CIMRL acrescenta que a ligação entre as linhas do Norte e do Oeste “terá um conjunto de repercussões significativas na geração de tráfego a norte e sul da região de Leiria”.

No documento, a comunidade, que integra dez municípios, refere que a “construção da plataforma logística da Região de Leiria, enquanto infra-estrutura de nível regional, que proporcione soluções de logística intermodal, integrada e articulada com o porto da Figueira da Foz, fortemente vocacionada para o tecido empresarial regional”.

A região de Leiria abrange os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós, um território com 287 mil habitantes.