Viver
Museus da Batalha e Ourém ganham apoios do Estado para acessibilidade e um olhar sobre a pedra
O financiamento do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus) contempla 40 projectos e na lista há dois que estão localizados na região

O projecto Museu + Acessível - Áudio Guia e Website Inclusivo, avaliado em 42 mil euros e apresentado pelo Museu Municipal de Ourém, é um dos contemplados pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus).
Os resultados foram divulgados ontem pela Direção-Geral do Património Cultural.
Também o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) vai receber apoio do Estado através do ProMuseus, depois de ver seleccionado o projecto A Pedra: da Matéria-Prima à Obra de Arte, com um valor de 38 mil euros.
Na sequência do concurso aberto em 2023 pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus) foram aprovados para financiamento 40 projectos de 40 museus, no valor total de 1.684.031,33 euros.
A comparticipação da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) é de 997.854,31 euros, a atribuir de forma repartida em 2023 e em 2024.
A presente edição registou um total de 91 candidaturas apresentadas por 70 museus, das quais 83 foram admitidas a concurso.
O Programa de Apoio ProMuseus destina-se aos museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus não dependentes da administração central. É gerido pela DGPC.