Viver

Música em Leiria. Do salão de Maria Antonieta ao 25 de Abril, um festival para celebrar revoluções e evoluções

16 mar 2024 15:00

A edição 42 do Festival Música em Leiria tem mais de 20 datas e inclui uma trombeta com 2 mil anos, o “Pássaro de Fogo” de Stravinsky e o “Requiem” de Lopes-Graça coreografado pela Dança em Diálogos

musica-em-leiria-do-salao-de-maria-antonieta-ao-25-de-abril-um-festival-para-celebrar-revolucoes-e-evolucoes
Este domingo, a Banda Sinfónica Portuguesa vai abrir o 42.º FML
DR

O maestro António Vassalo Lourenço sublinha a “criatividade rítmica” do bailado estreado há quase 114 anos, em Paris. O Pássaro de Fogo elevou Igor Stravinsky ao reconhecimento internacional e lançou-o como um dos músicos mais originais da sua geração.

É uma “obra emblemática”, que “traz uma linguagem diferente”, realça o director artístico do 42.º Festival Música em Leiria, que começa já este domingo, 17 de Março. E a ponte entre o romantismo e o modernismo que o compositor russo construiu logo em início de carreira (tinha apenas 27 anos) justifica a inclusão no programa “História e Revolução” que a Banda Sinfónica Portuguesa (pela primeira vez a actuar em Leiria) apresenta no Teatro José Lúcio da Silva, pelas 17 horas.

No concerto de abertura do Festival organizado pelo Orfeão de Leiria vão escutar-se, segundo António Vassalo Lourenço, criações “consideradas revolucionárias” na história da música.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ