Desporto

Na luta contra o excesso de peso, o desporto foi “a salvação” de Álvaro André

8 mai 2025 11:36

O sonho era voltar a percorrer os 11 quilómetros, a correr, entre São Pedro de Moel e Paredes da Vitória, e este desejo levou Álvaro André a conseguir perder mais de 70 quilos

na-luta-contra-o-excesso-de-peso-o-desporto-foi-a-salvacao-de-alvaro-andre
Álvaro André regressou ao desporto
Ricardo Graça
Inês Gonçalves Mendes

 

Álvaro André costuma dizer que entre os 30 e os 40 anos viveu em “piloto automático”. Uma vida marcada pelo stress no trabalho e problemas familiares levaram-no a refugiar-se na comida e o aumento de peso tornou-se inevitável.

Quando era mais novo, este marinhense costumava correr 11 quilómetros entre São Pedro de Moel e Paredes da Vitória – “era só meter os fones e ir” – e jogava andebol no SIR 1.o de Maio. Esteve sete anos em Lisboa a estudar engenharia informática e, quando regressou, começou a ganhar peso. Chegou aos 160 quilos com todos os problemas associados a quem tem obesidade mórbida. “Estava com diabetes tipo 2, com o fígado gordo, a minha tensão estava a 16/11, já tinha dificuldades a ver ao longe por causa da diabetes. Tudo era por causa do peso”, recorda.

Álvaro André tinha todos os ingredientes que um AVC, uma arritmia ou um derrame cerebral necessitavam e o alerta do médico levou-o a sonhar, novamente, com aqueles 11 quilómetros que sempre gostou de fazer, um momento em que conseguia abstrair-se de tudo.

Em 2022, foi-lhe sugerido realizar um bypass gástrico, uma cirurgia bariátrica que reduz o tamanho do estômago e altera o percurso do sistema digestivo, que leva a uma menor absorção de nutrient ...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ