Desporto
Nazaré arrebata prémios mundiais de ondas grandes
Liga Mundial de Surf premiou ondas 'nazarenas' surfadas por Justine Dupont e Mason Barres
A força do 'canhão' da Nazaré volta a estar na crista da onda dos prémios mundiais de surf.
A Liga Mundial de Surf anunciou as seis ondas surfadas no ano passado que venceram os Red Bull Big Wave Awards 2022, e duas são da Praia do Norte, na Nazaré.
Naqueles que são conhecidos como os 'Óscares das Ondas Grandes', o destaque vai para a francesa Justine Dupont. Presença recorrente na vila piscatória portuguesa, a surfista tem-se destacado no mundo do surf e nestes prémios não foi excepção. Inicialmente anunciada como a grande vencedora ao arrebatar todas as categorias, acabou por venceu os prémios 'tow in' (puxado por mota de água) e melhor onda do ano, ao surfar na Nazaré e em Tahiti, na Polinésia Francesa, respectivamente.
A outra onda nazarena premiada foi com o surfista norte-americano Mason Barnes, também na categoria de 'tow in'.
Os restantes prémios foram atribuídos a ondas surfadas no Hawaii, por Francisco Porcella (melhor onda), Billy Kemper e Annie Reickert (ambos em 'paddle', remada sem auxílio de mota de água).
Ao todo o Red Bull Big Wave Awards 2022 contava com 30 ondas nomeadas, entre as quais as dos surfistas portugueses João de Macedo e Nicolau Von Rupp, ambos na categoria 'tow in'.
Lucas Chianca, Pedro Scooby, Michelle des Bouillons, Paige Alms, Ben Andrews, Katie Mcconnell e Raquel Heckert também estavam na corrida.
No website onde constam os vídeos de todos os nomeados e vencedores, a Liga Mundial de Surf enaltece que estes prémios pretendem "celebrar os homens e mulheres de elite que ultrapassam os limites do que é possível numa prancha de surf e recompensar a sua habilidade, coragem e empenho".
Em Maio, a Nazaré bateu novamente o recorde de maior onde surfada no mundo com o surfista alemão Sebastian Steudtner a ser distinguido pelo Guinness ao 'descer' de uma onda com 26,21 metros.
(Actualizado depois da Liga Mundial de Surf alterar a indicação dos vencedores no seu website oficial. Inicialmente três dos seis prémios anunciados eram da Nazaré)