Desporto

Nazaré faz história no campeonato espanhol de andebol de praia

8 jul 2022 16:00

Única etapa realizada fora de Espanha arrancou hoje com o recorde do número de equipas inscritas. Até domingo, areal nazareno é palco para onze campos e perto de três mil atletas

Etapa da Nazaré, a única realizada fora de Espanha, bateu recorde absoluto do número de equipas inscritas
Etapa da Nazaré, a única realizada fora de Espanha, bateu recorde absoluto do número de equipas inscritas
CMN/ Vítor Estrelinha
Areal é palco para dez campos e um estádio
Areal é palco para dez campos e um estádio
CMN
Patrícia Carreira Gonçalves

Depois das provas-rainha do futebol de praia europeu e nacional, o areal da Nazaré preparou-se para receber um dos maiores campeonatos de andebol de praia da Europa.

‘Arena 1.000’, o campeonato espanhol da modalidade, arrancou esta sexta-feira na vila piscatória portuguesa, naquela que é a única etapa da competição realizada fora do país vizinho.

A realizar-se pela segunda vez em Portugal, a competição traz à região perto de três mil atletas de 195 equipas essencialmente espanholas e portuguesas. "Um recorde absoluto do número de equipas participantes numa prova do Arena 1.000", sublinha a organização.

“É neste momento o maior evento de andebol de praia da Europa e que tinha de passar pelo nosso País”, traduz o coordenador nacional de andebol de praia, Mário Bernardes, no website da Federação de Andebol de Portugal.

Até domingo, num areal extenso e com o sítio em pano de fundo, a competição em todas as categorias em masculino e feminino vai rodar entre o Estádio do Viveiro e dez campos.

“Esta é mais uma prova de que a Nazaré é a capital nacional, com potencial a internacional, dos desportos de areia”, enaltece o presidente do município que assinou um protocolo com a Federação de Andebol de Portugal e a Real Federação Espanhola de Andebol que garante a realização deste evento no concelho por, pelo menos, três anos.

“Costumo brincar que entretanto temos de mudar o nome para Arena 2.000 ou 3.000 dada a continuidade e crescimento desta competição”, acrescenta Walter Chicharro.

A testar uma nova forma de utilizar o estádio nesta modalidade, com um campo em vez de dois, e pronto para receber milhares de pessoas entre atletas, equipas técnicas e adeptos, o autarca assume que “este evento é encarado pelo município como um primeiro teste” para o Campeonato da Europa de andebol de praia, agendado de 23 a 28 de Maio de 2023, que serve de qualificação para os Jogos Europeus de 2023.

Eventos internacionais que, sublinha o presidente, “fazem com que a Nazaré seja visitada por mais de 120 nacionalidades por ano e haja um esbater da sazonalidade com turismo presente no concelho entre 10 a 11 meses de cada ano”.

“Apostar no desporto tem um papel fundamental no alavancar da economia local mas também no engrandecimento da nossa marca global. A onda gigante tem um papel diferenciado porque é um fenómeno único no mundo, mas não temos deixado de apoiar e apostar em eventos quer de praia quer nos mais tradicionais porque a Nazaré é realmente uma terra de desporto e tem gerado campeões e tem dado a possibilidade a atletas internacionais de poderem alavancar as suas capacidades e tornarem-se conhecidos por isso”, afirma.

A competição pode ser acompanhada em directo no canal oficial de youtube da Real Federação Espanhola de Andebol.

O calendário dos jogos e os resultados podem ser consultados no website da federação espanhola.