Economia

Nerlei apresenta resultados de projecto de apoio à internacionalização

26 mai 2021 12:42

Evento decorre amanhã, dia 27, pelas 17 horas, via Zoom e em streaming na página de Facebook da associação de Leiria

nerlei-apresenta-resultados-de-projecto-de-apoio-a-internacionalizacao
Associação já apresentou candidatura para novo programa
Ricardo Graça/Arquivo

A Nerlei apresenta amanhã os resultados do projecto conjunto de apoio à internacionalização International Business 2018-2020 com um webinar sobre protecção de direitos de propriedade industrial.

Além de dar conta de todas as acções que desenvolveu para apoiar a internacionalização das empresas, o evento contará com uma intervenção do especialista José de Novaes Ataíde, sobre protecção de direitos de propriedade industrial, “uma temática que assume particular relevo para as empresas que actuam nos mercados internacionais”.

“Apesar de a pandemia ter obrigado a reorientar, para o formato virtual, e a recalendarizar, estendendo a execução do projecto até Maio de 2021, foi possível realizar cinco feiras internacionais e sete missões empresariais, em dez mercados internacionais, que beneficiaram 91 empresas nacionais de diversos sectores de actividade”, explica a Nerlei.

Foram ainda realizadas nove acções de capacitação (webinares) sobre temáticas relacionadas com internacionalização que envolveram cerca de 500 participantes.

Apesar de este projecto estar em fase de conclusão, a Nerlei tem já a decorrer um outro - o International Business 2019-21 – e, para garantir continuidade no apoio à internacionalização das empresas, apresentou na passada semana uma nova candidatura ao Compete 2020 – o International Business 2021-23.

O projecto International Business 2018-2020, promovido pela associação de Leiria, teve como objectivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais.

É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de quatro milhões de euros, dos quais 2,2 milhões são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.