Sociedade
No Reguengo, “todos” ajudam na procissão dos caracóis
Freguesia do concelho da Batalha retoma tradição com a classificação como património imaterial no horizonte.
O calor que se fez sentir no último sábado convidava a um banho de mar. Mas no Reguengo do Fètal, na Batalha, a praia era outra. Um pouco por toda a aldeia, novos e menos jovens multiplicavam-se nos preparativos para a tradicional procissão dos caracóis, que, este sábado, voltará a sair à rua, num momento em que está em preparação a candidatura desta manifestação religiosa e das seculares festas em honra de Nossa Senhora do Fètal a património cultural imaterial.
Só que, até que os milhares de cascas de caracóis - entre 12 a 14 mil - se acendam este sábado e no próximo, iluminando as ruas e as escarpas da aldeia, “há muito a fazer”. “De uma forma ou de outra, todos colaboram, desde as crianças do infantário e da escola, passando pelos grupos da catequese, pelos moradores e pelos idosos do lar”, conta Fernando Lucas, presidente da junta, que nos guiou pelos vários pontos de trabalho em curso no último sábado.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.