Sociedade

No Reguengo, “todos” ajudam na procissão dos caracóis

24 set 2022 09:00

Freguesia do concelho da Batalha retoma tradição com a classificação como património imaterial no horizonte.

no-reguengo-todos-ajudam-na-procissao-dos-caracois
Colocação de pavio nas cascas de caracóis é um dos preparativos necessários
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

O calor que se fez sentir no último sábado convidava a um banho de mar. Mas no Reguengo do Fètal, na Batalha, a praia era outra. Um pouco por toda a aldeia, novos e menos jovens multiplicavam-se nos preparativos para a tradicional procissão dos caracóis, que, este sábado, voltará a sair à rua, num momento em que está em preparação a candidatura desta manifestação religiosa e das seculares festas em honra de Nossa Senhora do Fètal a património cultural imaterial.

Só que, até que os milhares de cascas de caracóis - entre 12 a 14 mil - se acendam este sábado e no próximo, iluminando as ruas e as escarpas da aldeia, “há muito a fazer”. “De uma forma ou de outra, todos colaboram, desde as crianças do infantário e da escola, passando pelos grupos da catequese, pelos moradores e pelos idosos do lar”, conta Fernando Lucas, presidente da junta, que nos guiou pelos vários pontos de trabalho em curso no último sábado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ