Viver
O Nariz estreia Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente
Monólogo com encenação de Pedro Oliveira e interpretação de Francisca Passos Vella
Depois da antestreia, em Abril, O Nariz faz estrear já na próxima sexta-feira, 31 de Maio, a peça Pranto de Maria Parda, com interpretação de Francisca Passos Vella e encenação de Pedro Oliveira.
O espectáculo acontece no Espaço Nariz Teatro / Recreio dos Artistas, em Leiria, e tem início agendado para as 21:30 horas.
Datada de 1522, foi a primeira encomenda feita por D. João III a Gil Vicente após as cerimónias fúnebres de D. Manuel, falecido em dezembro de 1521, assinala O Nariz na nota de divulgação.
O texto “apresenta importantes críticas à sociedade portuguesa do século XVI. Entre seus principais méritos está o de representar as classes populares que viviam à beira da indigência”, pode ler-se no mesmo comunicado.
O que vai a palco, depois de amanhã, “é um clássico do teatro português”, disse Pedro Oliveira ao JORNAL DE LEIRIA, em Abril, antes da antestreia. Escrito, aproximadamente, há meio milénio, por aquele que é considerado “o primeiro grande dramaturgo português”, mantém, no entanto, a actualidade.
“Faz sentido fazer esta peça hoje”, considera o encenador, que argumenta: uma sociedade desigual, em que “para poucos há muito, para alguns há alguma coisa e para a maioria não há nada”, e a prevalência de guerras, até na Europa. “Não está muito diferente, passados 502 anos”.
Pranto da Maria Parda é o primeiro novo espectáculo d'O Nariz em 2024. Anteriormente, a companhia de teatro de Leiria tinha estreado Agripina, a Menor, também um monólogo, que abriu em Setembro de 2023 a programação do 28.º Acaso Festival Internacional de Teatro, com interpretação de Isabel Muñoz Cardoso e encenação de Pedro Oliveira.