Sociedade
Obras de extensão do corredor ribeirinho do Arunca arrancam no sábado
Município de Pombal investe 600 mil euros para criar zona verde junto ao rio com dez quilómetros de extensão
O arranque das obras de prolongamento do corredor ribeirinho do Arunca e acessos a propriedades agrícolas, ao longo deste curso de água será marcado com uma sessão no sábado, dia 17, às 12 horas, em Vermoil, no concelho de Pombal.
A autarquia anunciou que a empreitada, adjudicada por cerca de 600 mil euros, consiste no prolongamento do corredor ribeirinho entre Pombale e a Valdeira, ainda na freguesia de Pombal, e a Rua João de Barros, em Vermoil, numa extensão de quatro mil metros.
Além da plantação de mil árvores autóctones, o corredor contempla 7.000m2 de pavimentos, 1.000m2 de passadiços e uma bolsa de estacionamento com capacidade para 23 lugares, com estação de reparação de bicicletas e posto de carregamento de veículos eléctricos.
O prazo de execução é de 180 dias, findos os quais, o corredor ribeirinho do Rio Arunca passará a disponibilizar um percurso pedonal e ciclável de cerca de dez quilómetros, permitindo um maior usufruto do rio, da natureza e de toda a sua envolvente.
A obra beneficiará os proprietários confinantes com a linha de água, melhorando acessos e facilitando mobilidade de meios de fiscalização ambiental e de combate a incêndios rurais.