Sociedade
Oeste Smart Region quer criar novo paradigma de políticas públicas
Projecto foi apresentado esta semana à Câmara da Nazaré
Chama-se Oeste Smart Region a ferramenta desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste e pela Nova Information Management School, que recolhe, armazena e processa dados provenientes dos 12 concelhos da OesteCIM, instrumento que visa apoiar os municípios e até “alterar o seu paradigma de planeamento e gestão”.
O projecto, que já foi dado a conhecer no âmbito da OesteCIM, foi apresentado esta semana na Câmara da Nazaré, suscitando posições diferentes entre os vereadores.
Paulo Simões, secretário-executivo da OesteCIM, e o professor Miguel Neto, director da Nova IMS, explicaram que o projecto, que conta com apoio comunitário, pretende “dotar a OesteCIM da primeira plataforma analítica integrada de inteligência territorial intermunicipal”, oferecendo “capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise dos dados provenientes dos municípios (bottom-up) e de fontes externas (top-down)”, que visam “alterar
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.