Abertura
Olga, Natalia e Veronika. Estas famílias de Leiria são a Ucrânia, a Rússia e Portugal no mesmo amor e sangue
Veronika tem pai russo e mãe ucraniana, Natalia é russa, casada com ucraniano, Olga vive um amor português.Com o conflito militar a somar mortos, feridos e refugiados, em Leiria a comunidade ucraniana organiza-se para trazer a família e enviar bens, num esforço em que os portugueses (e alguns russos) contribuem activamente
Domingo, quarto andamento da invasão da Ucrânia pela Rússia, o centro de Leiria é um mar de solidariedade em azul e amarelo durante a vigília contra a guerra na Europa. A Praça Rodrigues Lobo está cheia. Cada vela a iluminar a noite torna-se um protesto na escuridão onde se acumulam mortos e feridos.
As imagens do conflito projectadas no ecrã gigante mostram a cidade de origem de Olga Zitieva e a destruição causada pela ofensiva, muito além de alvos estratégicos militares. “Foi atacada uma escola, um jardim infantil, casas e o cinema teatro”, explica ao JORNAL DE LEIRIA, enquanto o marido, português, a protege com um braço sobre os ombros. O cartaz que exibem a duas mãos compara Putin a Hitler e ela critica o “medo” e a “concordância silenciosa” do povo russo, perante a desumanidade de quem o governa.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.