DEPRESSÃO KRISTIN
Onda de solidariedade nacional levanta o Texas Club nos arredores de Leiria
Músicos e programadores culturais de norte a sul juntam-se à recolha de fundos para reparar os danos provocados no Texas Club pelo mau tempo
A depressão Kristin atingiu Portugal na madrugada de 28 de Janeiro e no dia seguinte o Texas Club iria receber os Linda Martini para o concerto inserido na digressão Liga de Clubes'26, a acontecer em apenas dez salas até este domingo.
Já em 2021, no mês de Julho, tinha entrado na tour com que Paulo Furtado, através do projecto The Legendary Tigerman, se associou a cinco espaços de música ao vivo, no contexto da pandemia.
Fundado há mais de 30 anos nos Barreiros, Amor, arredores de Leiria, hoje o Texas Club é referência a nível nacional – e agora que os prejuízos causados pelo mau tempo obrigam a investir há uma onda de solidariedade a mobilizar várias regiões do país.
“É muito bom sentir que o nosso trabalho não está a ser feito em vão”, salienta Frederico Clemente, que representa a segunda geração da família envolvida na gestão da sala de espectáculos.
A recolha de donativos criada na plataforma gofundme.com motivou 218 contribuições até ao início da manhã de sábado (7 de Fevereiro) e permitiu reunir quase 5.500 euros, ou seja, praticamente 37% do total pretendido (15.000 euros) para a reconstrução do telhado.
Entre os doadores, incluem-se programadores culturais, associações, público e músicos. “Os artistas normalmente já vivem numa situação difícil e mesmo assim são os primeiros a ajudar-nos”, comenta Frederico Clemente. “Ficámos sem palavras”.
O Musa de Marvila, em Lisboa, vai oferecer ao Texas Club a receita arrecada com a venda de copos ecológicos e a banda João Pedro e os Almendras prevê entregar o valor da bilheteira do concerto que vai dar no Barreiro.
No horizonte, estão outros dois eventos solidários, com concertos, que vão acontecer em Lisboa (Musa de Marvila) e no Porto (RCA) em datas a designar, também para angariação de fundos.
Entretanto, no sentido contrário, é o Texas Club que vai recolhendo ajudas destinadas à população do concelho de Leiria afectada pelo temporal, em parceria com o Maus Hábitos (Porto) e o músico Ray. “Conseguimos angariar algumas coisas, o nosso objectivo é distribuir na Junta de Freguesia de Amor”.
No Texas Club, parte do telhado ruiu e chove no interior da sala de espectáculos. “Passamos todos os dias a remediar o que fizemos antes”, diz Frederico Clemente. Os equipamentos estão salvos, mas há inflitrações e danos nos revestimentos de madeira.
Conviver com a incerteza torna-se, por enquanto, a rotina. “O que queremos mesmo é abrir o mais cedo possível”, explica. “Gostávamos muito de abrir em Março, mas não sei se vamos abrir”.
O concerto de Linda Martini (29 de Janeiro) não se realizou e a programação de Fevereiro foi cancelada.
Nos meses de Março e Abril, estão agendadas actuações de Mike El Nite, Alex d'Alva Teixeira, Rita Onofre, Edmundo Inácio, os norte-americanos Glyders e os leirienses Horse Head Cutters.
Em 2025, o Texas Club acolheu mais de 70 concertos.