Viver
Ópera na Prisão. Reclusos mostram novo espectáculo
Visitação, que envolve 40 reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria –Jovens (EPL-J), é apresentado ao público nas instalações da cadeia
Actividades do projecto Ópera na Prisão, mas também rap e yoga. Integram o espectáculo Visitação, que envolve 40 reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J) e é apresentado ao público – nas instalações da cadeia – esta quarta-feira, 11 de Dezembro, em duas sessões (10:15 horas e 15 horas).
O contexto é o projecto Ópera na Prisão – Mozart On, que a Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) desenvolve no EPL-J.
O coordenador do projecto, David Ramy, explica que o espectáculo Visitação vai mostrar “o que de melhor tem acontecido nos cursos e programas que convivem” no EPL-J. Por outro lado, pretende-se assinalar o Natal e “relembrar aquilo que nos une”.
Visitação é um espectáculo gerido por reclusos com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos, equipas técnicas e artísticas do EPL-J.
“Provocar impactos que perdurem na vivência destes jovens é”, segundo a SAMP, “o grande propósito do Ópera na Prisão – Mozart On”, que ajuda “na reinserção social” dos reclusos do EPL-J “através de formações com competências práticas que poderão usar “extra-muros”, e, também, contribuindo para uma melhor relação familiar e com a comunidade dentro e fora da prisão”.