Sociedade
Ourém aprova projectos para 61 apartamentos de renda acessível
Investimento de quase 9 milhões de euros a fazer na sede de concelho e em Fátima
O Município de Ourém aprovou, esta segunda-feira, o estudo para a construção de dois edifícios para habitação em regime de arrendamento acessível, um na sede de concelho e outro na cidade de Fátima. No total, serão criados 61 apartamentos, prevendo-se um investimento próximo dos 9 milhões de euros (ME), a financiar pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo o presidente da câmara, Luís Albuquerque, o objectivo é "responder às actuais necessidades de habitação" no concelho, contribuindo também para a fixação da população.
Em Ourém, será construído um edifício de raiz na avenida D. Nuno Alvares Pereira (ao lado da Medicourém), com 36 apartamentos. Já em Fátima, o projecto contempla a requalificação de um prédio inacabado, localizado na rua de Santo António, com a criação de 25 fogos.
"São os primeiros dois projectos para arrendamento acessível no concelho", assinala Luís Albuquerque, adiantado que está prevista a construção de quatro edifícios para este fim em Ourém, Fátima, Vilar dos Prazeres e Caxarias.
Os projectos aprovados na segunda-feira vão ser submetidos à próxima sessão da Assembleia Municipal, marcada para segunda-feira, dia 30, para a aprovação da plurianualidade do investimento. O presidente da câmara acredita as obras possam arrancar ainda no primeiro semestre do próximo ano, de forma a ficarem concluídas em Junho de 2026.