Economia

Peça de Melanie Smith integrada na colecção Worldwide Bordallianos

2 mai 2022 15:05

Retratando um coral alvo de agressões ambientais, a obra utiliza fragmentos de outras peças presentes na Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro

A peça de Melanie Smith “foi inspirada nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro”
A peça de Melanie Smith “foi inspirada nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro”
DR
A peça de Melanie Smith “foi inspirada nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro”
A peça de Melanie Smith “foi inspirada nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro”

A peça “Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef”, da autoria da artista plástica britânica Melanie Smith, é a mais recente adição à colecção Worldwide Bordallianos (WWB), da Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.

Reunindo “alguns dos principais nomes da arte contemporânea”, o projecto WWB desafia-os a “reinterpretar o legado de Raphael Bordallo Pinheiro”, informa um comunicado de imprensa.

A escultura de Melanie Smith retrata um coral vitimizado por agressões ambientais, “uma das muitas facetas da emergência climática que vivemos”, descreve a nota.

“Esta peça foi inspirada nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro, que reinterpretei, remoldando e transformando o sentido original em algo mais pessoal”, afirma a artista.

Na sua visita à fábrica, Melanie Smith ficou “impressionada” com “fragmentos de materiais de ornamentação de outras peças complexas”, com algumas a ser guardadas e outras rejeitadas. “Decidi utilizar alguns desses fragmentos, tais como pinças de lagosta, crustáceos e outras formas para fazer um aglomerado que se assemelhasse a um recife de coral sem vida”, declara.

Melanie Smith também tencionava que as cores tivessem um aspecto desbotado, “a ponto de sugerir um desastre ecológico, quase fantasmagórico”. Contudo, a artista pontilhou a base com tonalidades “mais quentes” de rosa e vermelho.

“Associar [o tema da natureza] à preocupação ambiental, expressa nesta peça, e ao aproveitamento de partes de outras peças, é uma combinação surpreendente”, declara o administrador da Bordallo Pinheiro, realçando o facto de o tema ser “uma constante em toda a obra de Bordallo Pinheiro”.

De acordo com Nuno Barro, a peça “não deixa ninguém indiferente”, tratando-se de uma obra de arte “com uma mensagem interventiva, alertando para a necessidade de protegermos o planeta”.

“Esta colaboração com uma artista tão arrojada como Melanie Smith é mais um passo no alargamento das colaborações da Bordallo com a arte contemporânea de outras geografias”, frisa o administrador, destacando a importância da peça para a “afirmação da arte como veículo de intervenção” em relação a temas “críticos” ao futuro da Humanidade.

Esta peça é a sexta da colecção WWB, sendo “numerada, exclusiva e limitada a 135 exemplares”. A obra já está disponível pelo preço de 1.700 euros, podendo ser adquirida através da loja online www.bordallopinheiro.com, ou nas lojas físicas da fábrica.