Abertura

Pedrógão Grande: Oportunidade perdida para modificar paisagem

16 jun 2022 12:30

Cinco anos depois dos fogos de Pedrógão Grande, a floresta continua igual ou pior, como admitem alguns especialistas. O ordenamento do território nos concelhos do norte do distrito de Leiria não avançou e a oportunidade de um novo desenho florestal perdeu-se

pedrogao-grande-oportunidade-perdida-para-modificar-paisagem

“2017 é uma oportunidade perdida.” Carlos Guerra, comandante operacional distrital de Leiria, assume que os incêndios que devastaram o norte do distrito deveriam ter sido um mote para redesenhar a floresta e torná-la mais resiliente. A opinião é partilhada por Domingos Xavier Viegas, investigador que integrou a Comissão Técnica Independente e elaborou um relatório sobre os maiores fogos de Junho de 2017, e por Paulo Pimenta de Castro, presidente da Acréscimo, Associação de Promoção ao Investimento Florestal e um dos autores do livro Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas.

O dia 17 de Junho de 2017 nunca mais será esquecido pelas gentes de Pedrógão Grande, um pequeno concelho do norte do distrito de Leiria. Aquele pedaço de terra, que luta contra o despovoamento dia após dia, era desconhecido por muitos, mas após a fatídica data, quando um incêndio devastou o concelho e provocou a morte a mais de 60 pessoas, passou a ser conhecido mundialmente. A reputada National Geographic chegou a realizar um documentário para explicar o raro fenómeno de downburst que em pouco tempo contribuiu para que as chamas varressem o concelho.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ