Sociedade

Pescador de polvo arrisca multa de 37.500 euros

8 ago 2023 18:04

Guarda apreende 156 quilos de polvo na lota da Nazaré

pescador-de-polvo-arrisca-multa-de-37500-euros

Um percador de 50 anos arrisca uma multa de 37.500 euros, por ter sido detectado com 156 quilos de polvo sem a dimensão adequada por lei, na Nazaré.

Numa nota de imprensa, a GNR informa que a Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu 156 quilos de polvo vulgar sub-dimensionado, no concelho da Nazaré, ontem, dia 7 de Agosto.

Numa acção de fiscalização levada a cabo com o objectivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda detectaram no interior de uma embarcação e da lota da Nazaré, polvo vulgar sem o peso regulamentar de venda, tendo resultado na sua apreensão.

O mestre da embarcação foi identificado e foram elaborados dois autos de contra-ordenação, cujas coimas podem atingir um valor de 37.500 euros.

O pescado apreendido, após ser submetido ao controlo higieno-sanitário, será doado a várias instituições de solidariedade social.

A GNR alerta que uma "medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objectivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso".