Sociedade
Pescador de polvo arrisca multa de 37.500 euros
Guarda apreende 156 quilos de polvo na lota da Nazaré
Um percador de 50 anos arrisca uma multa de 37.500 euros, por ter sido detectado com 156 quilos de polvo sem a dimensão adequada por lei, na Nazaré.
Numa nota de imprensa, a GNR informa que a Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu 156 quilos de polvo vulgar sub-dimensionado, no concelho da Nazaré, ontem, dia 7 de Agosto.
Numa acção de fiscalização levada a cabo com o objectivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda detectaram no interior de uma embarcação e da lota da Nazaré, polvo vulgar sem o peso regulamentar de venda, tendo resultado na sua apreensão.
O mestre da embarcação foi identificado e foram elaborados dois autos de contra-ordenação, cujas coimas podem atingir um valor de 37.500 euros.
O pescado apreendido, após ser submetido ao controlo higieno-sanitário, será doado a várias instituições de solidariedade social.
A GNR alerta que uma "medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objectivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso".