Pinhal de Leiria homenageado com a presença do presidente da Assembleia da República
Sociedade
Pinhal de Leiria homenageado com a presença do presidente da Assembleia da República
15 out 2024 09:24
Marinha Grande inaugura exposição comemorativa dos 200 anos da Administração Geral das Matas do Reino
Redacção
redaccao@jornaldeleiria.ptFaz hoje sete anos do incêndio que consumiu 86% da Mata de Leiria, também conhecida por Pinhal do Rei. Para assinalar a data, o presidente da Assembleia da República, Pedro Aguiar-Branco participará nas diversas iniciativas organizadas pela Câmara da Marinha Grande.
O evento conta ainda com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, natural da Marinha Grande, e do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que também pertence à região (Ourém).
O programa inicia-se pelas 9:45 horas, com a inauguração da exposição comemorativa dos 200 anos da Administração Geral das Matas do Reino | Pinhal do Rei - Patrimónios da Floresta Nacional.
"Considerada a mata mais antiga e emblemática do país, o Pinhal do Rei está profundamente ligado à história de Portugal, uma vez que foi na Marinha Grande que se instalou a 1.ª Administração Geral das Matas do Reino (AGMR), em 1824. Integrada, na época, no Ministério da Marinha e Ultramar, a AGMR foi o primeiro organismo vocacionado para a gestão e conservação de áreas florestais, em Portugal", refere uma nota de imprensa.
A exposição apresentará fotografias, documentos e equipamentos, muitos deles nunca divulgados publicamente, que retratam a história e actividade desta instituição.
Após os discursos de várias entidades, pelas 11:30 horas proceder-se-á à assinatura e obliteração da emissão de selos comemorativos do Pinhal do Rei, seguindo-se uma visita à exposição da Fundação Portuguesa das Comunicações.
Ao meio-dia, a comitiva desloca-se ao Pinhal do Rei, para acção de plantação de pinheiros.