Sociedade
Pombal apresenta medidas especiais de apoio aos refugiados de guerra ucranianos
Existe no território “uma vasta comunidade de cidadãos ucranianos residentes, assim como de cidadãos nacionais de origem ucraniana”
O município de Pombal anunciou a criação do Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana para garantir condições de acolhimento a deslocados da guerra na Ucrânia que se refugiem neste concelho do distrito de Leiria.
A autarquia sublinha que já existe no território “uma vasta comunidade de cidadãos ucranianos residentes, assim como de cidadãos nacionais de origem ucraniana”, disponibilizando-se a “apoiar a comunidade ucraniana a residir em Pombal, assim como os seus familiares, amigos e demais compatriotas”.
“Pombal é um concelho solidário com o povo ucraniano que atravessa, neste momento, a fase mais difícil da sua história, que também é nossa”, lê-se no documento desenhado para “promover a organização e articulação das respostas imediatas à crise desencadeada por esta guerra”.
Para alojamento urgente de refugiados, Pombal coloca à disposição os espaços municipais e zonas previstas no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Juntas de freguesia, IPSS, paróquias e associações serão também mobilizadas para definirem soluções de acolhimento. Para a população disponível para receber famílias, será criada uma plataforma de gestão desse alojamento privado.
A autarquia lança um conjunto de apoios a famílias ucranianas deslocadas e para agregados que recebam cidadãos refugiados, como a isenção do pagamento de água e tarifas de saneamento e resíduos sólidos urbanos, passe mensal gratuito nos transportes públicos, acompanhamento social de proximidade pelas comissões sociais, articulação com IPSS e Misericórdias para acolhimento de pessoas idosas e com creches e jardins-de-infância para integração de crianças, entre outros.
No campo laboral, o Gabinete de Inserção Profissional de Pombal e da Guia, Ilha e Mata Mourisca e o Gabinete de Apoio ao Investidor e ao Desenvolvimento Económico vão receber ofertas de emprego, encaminhando-as para refugiados ucranianos.
Também o apoio jurídico será concentrado numa lista de advogados e solicitadores que se voluntariem a prestar assistência gratuita.
De modo a facilitar a integração, Pombal prevê ensinar português aos refugiados adultos, jovens e crianças, envolvendo os estabelecimentos de ensino, creches e jardins-de-infância, públicos e privados.
A nível desportivo, o município está também preparado para receber estágios e treinos de atletas internacionais ucranianos, tendo sido comunicada essa disponibilidade ao Comité Olímpico Ucraniano, Ministério dos Desportos ucraniano, Comité Olímpico Português e IPDJ.
A par da ajuda a quem chega, o plano de Pombal contempla também o apoio direto à Ucrânia, através da campanha de recolha de bens e medicamentos, que podem ser entregues no Quartel de Bombeiros de Pombal, bem como nos quartéis da União das Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, do Louriçal e de Albergaria dos Doze. Também as sedes das juntas das várias freguesias estão a recolher bens doados.
O Gabinete de Acolhimento à Comunidade Ucraniana no município de Pombal disponibiliza uma linha de apoio, que funciona através do número 236 210 578 e pelo e-mail sos-ucrania@cm-pombal.pt, para esclarecer direitos e benefícios a que os migrantes têm acesso, servindo igualmente para apoio psicológico.