Sociedade
Pombal cria Conselho da Diáspora a fim de estreitar laços com comunidades emigrantes
Dia da Diáspora realizou-se em parceria com a associação Les Amis du Plateau
Pombal anunciou a intenção de criação de um Conselho da Diáspora com o fim de estreitar as relações entre este território de origem de muitos emigrantes e e as suas comunidades, portuguesas e luso-descendentes.
O anúncio foi feito ontem, terça-feira, dia 2, no Castelo de Pombal, durante a celebração do Dia da Diáspora, pelo presidente da autarquia, Pedro Pimpão.
O autarca sublinhou que, na base desta medida está a vontade de afirmação de Pombal nos países de acolhimento, "por intermédio da influência e relações profissionais e institucionais" das pessoas com laços ao concelho.
A celebração do Dia da Diáspora realizou-se em parceria com a associação Les Amis du Plateau, no âmbito das Festas do Bodo.
“Um momento de convívio, mas também de agradecimento, reconhecimento e homenagem a todos os pombalenses que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo”, referiu Pedro Pimpão, citado numa nota enviada às redacções.
A partir deste ano, a iniciativa ir-se-á repetir anualmente.
Além do Conselho da Diáspora, o município desenvolverá o programa Embaixadores de Pombal, recrutando pombalenses espalhados pelo mundo para divulgar e a promover o que de único existe nas freguesias do concelho.
Pedro Pimpão convidou ainda os empreendedores nascidos no município a partilhar experiência e sucesso adquiridos nos países de acolhimento, instando-os a investir em Pombal, prometendo apoio a quem o solicitar.
O autarca estendeu ainda o convite a outros, não naturais do concelho, a investir em Pombal, frisando a necessidade de "continuar a crescer do ponto de vista económico, social e cultural".