Sociedade

Porto de Mós reabre EB1 do Tojal e tenta acelerar obras na escola secundária

12 set 2025 10:30

Fechada há alguns anos devido à falta de alunos, escola do Tojal reabriu, esta quinta-feira, para fazer face ao acréscimo de alunos no concelho

porto-de-mos-reabre-eb1-do-tojal-e-tenta-acelerar-obras-na-escola-secundaria
Reabertura da escola aconteceu esta quinta-feira
DR

Fechada há alguns anos por falta de alunos, a EB1 do Tojal, no concelho de Porto de Mós, reabriu esta quinta-feira, para dar resposta ao acréscimo de crianças no município, que fez esgotar o centro escolar da sede de concelho e a EB1 de Fonte de Oleiro.

A escola do Tojal reinicia actividade com “uma sala completa e com condições para, no futuro, poder vir a ter duas salas, cumprindo aquilo que são as regras de ter apenas dois ciclos de ensino por cada sala”, explica o presidente da câmara, Jorge Vala.

Para o autarca, a reabertura da escola “é sinónimo” de que o concelho está a conseguir aumentar a população. “Deixámos de ter aquele problema que tínhamos até 2018, que era a possibilidade de encerrar escolas, com o privilégio de poder reabrir uma escola. É muito positivo”, assinala.

Entretanto, na Escola Secundária de Porto de Mós prosseguem as obras de requalificação e ampliação, que, segundo o presidente da câmara, vão obrigar à mudança de duas turmas para a Escola E, B 2,3 Dr. Manuel Oliveira Perpétua.

Jorge Vala adianta, em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, que foi solicitada à DGEstE – Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares autorização para a instalação de mais dois contentores, para permitir que a empresa possa intervir, em simultâneo, em mais um pavilhão, de forma a antecipar a conclusão das obras em alguns meses.

“O objectivo é que o próximo ano lectivo [2026-27] já funcione em plenitude na nova escola secundária”, aponta o autarca, referindo que a câmara espera que na mesma data estejam também concluídas as obras da avenida Adelino dos Reis.