Saúde

Projecto-piloto inovador quer acabar com as hepatites virais no Oeste

22 jul 2023 15:02

Apresentação do “Hep-ØN” decorre dia 28 de Julho, em Peniche

projecto-piloto-inovador-quer-acabar-com-as-hepatites-virais-no-oeste
O projecto prevê aumentar em 33% o rastreio à doença
Freepik

O concelho de Peniche avançou com um projecto-piloto inovador, que tem como objectivo eliminar as hepatites virais no Oeste Norte.

A gestão do Projeto “Hep-ØN – Micro-eliminação das Hepatites Virais no Oeste Norte” é da responsabilidade da Unidade de Saúde Pública (USP) Zé Povinho (ZP) do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS ON) e tem o apoio da Acompanha – Cooperativa de Solidariedade Social, entidade já com bastante experiência nesta área dos rastreios, refere uma nota de imprensa.

Numa primeira fase, a iniciativa avança como projecto-piloto no concelho de Peniche, “sendo avaliado faseadamente o seu escalonamento para os restantes concelhos que constituem o ACeS-ON”.

“A escolha de Peniche recai, precisamente, por ser uma região piscatória, com elevada taxa de migrantes e de pessoas com consumos de substâncias ilícitas, envelhecida e empobrecida relativamente ao resto do País”, explica o comunicado.

 

O “Hep-ØN” pretende contribuir para a diminuição de novos casos de hepatites virais (B e C) e para a redução da mortalidade atribuível a estas infeções nos utentes do ACeS-ON, através da realização de rastreios, “pelo menos uma vez na vida, melhorar a rede de referenciação com os cuidados hospitalares, o tratamento e apoio social e capacitar os profissionais e a população em geral sobre prevenção, diagnóstico e tratamento”.

 

O projecto prevê aumentar em 33% o rastreio ao VHB e VHC na área do ACeS ON, integrando o rastreio sistemático nos procedimentos neste território até 2024, “encaminhar e acompanhar 50% dos utentes com rastreio positivo e iniciar o tratamento a 75% dos doentes”.

 

“Pretende ainda formar os profissionais de saúde do ACeS ON relativamente ao tema hepatites virais na sua dimensão global, com três sessões de formação anualmente e criar, até ao final de 2023, a consulta descentralizada de hepatites virais no ACeS ON.

 

O projecto tem como público alvo pessoas que utilizam drogas, dadores de sangue, dadores de órgãos, hemodialisados e de diálise peritoneal, “população em situação de reclusão, HSH (homens que fazem sexo com homens), trabalhadores e trabalhadoras do sexo e seus clientes, população sem-abrigo e populações migrantes”.

 

“A região é caracterizada por uma população migrante oriunda do Brasil, do Leste e da Ásia, em situação irregular, resultando, muitas vezes, em situações de vulnerabilidade sócio-económica.”

 

A apresentação desta iniciativa, “inédita a nível nacional”, decorre no próximo dia 28 de Julho, Dia Mundial contra as Hepatites.

 

A gestão do Projeto “Hep-ØN – Micro-eliminação das Hepatites Virais no Oeste Norte” é da responsabilidade da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do ACeS Oeste Norte. A gestora do projecto é a médica interna de formação especializada em Saúde Pública, Patrícia Pita Ferreira.