Sociedade

PSD de Leiria acusa hospital de Leiria de incapacidade para fixar médicos

14 nov 2022 20:14

Sociais-democratas pedem demissão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria

psd-de-leiria-acusa-hospital-de-leiria-de-incapacidade-para-fixar-medicos
PSD afirma que urgências do hospital de Leiria continuam a ter dificuldade em responder à afluência
Ricardo Graça/Arquivo

A Comissão Política Concelhia do PSD Leiria acusa o hospital de Leiria de incapacidade para fixar médicos e perante a falta de soluções pedem a demissão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria.

Numa nota de imprensa assinada pelo presidente da concelhia, José Augusto Santos, os sociais-democratas apontam as “deficiências constatadas na prestação de cuidados de saúde pelo hospital de Leiria”, que “não são novas e vêm-se agravando”.

“No passado dia 8 de Novembro, uma vez mais, o serviço de urgência geral deixou de receber doentes na especialidade de Medicina Interna, tendo os doentes urgentes sido encaminhados para outras unidades hospitalares. Estas limitações, que assumem contornos dramáticos e inadmissíveis, já se verificaram este ano pelo menos 50 vezes”, refere o comunicado.

Para o PSD, este cenário é “resultado de uma gestão negligente por parte do Ministério da Saúde e da Administração do Centro Hospitalar de Leiria". "Efectivamente, constata-se uma incapacidade de captar e fixar médicos, enfermeiros e técnicos, resultado de más políticas de gestão e de recursos humanos, ausência de valorização profissional e perspectivas de carreira para os profissionais de saúde colocados no hospital de Leiria."

“Se a administração do Centro Hospitalar de Leiria não está em condições de garantir aos utentes o seu direito fundamental de receber os cuidados de saúde de que necessitam, só tem um caminho a seguir: apresentar a sua demissão”, afirmam ainda os sociais-democratas.

O PSD pede ainda ao Município de Leiria “eficiência e resultados práticos no seu papel interventivo na promoção da qualidade de vida dos leirienses”.

“Se não pode intervir na gestão hospitalar, deve exercer diplomacia política e implementar medidas tendentes a minimizar as deficiências na prestação de cuidados de saúde em Leiria. E a este nível não precisa de inventar”, lê-se na nota.

Para o PSD, “basta seguir bons exemplos vindos de outros municípios, como seja oferecer um serviço de tele-assistência a cidadãos em situação de vulnerabilidade, carência e/ou dependência, e no estabelecimento de protocolos de colaboração com entidades do sector público, privado e social, visando a prevenção da doença e a promoção da saúde”.

“Uma vez mais a Comissão Política de Secção de Leiria do PSD, imputa e pede responsabilidades a quem as deveria assumir, solidariza-se e lamenta os problemas sentidos pelos cidadãos de Leiria no acesso aos
cuidados de saúde, constatável no serviço de urgência do Hospital de Leiria, nos tempos de espera para consultas e actos cirúrgicos e na falta de médicos de saúde familiar nos centros de saúde”, remata o comunicado.