Sociedade

PSD de Pombal garante que vai respeitar vontade da população na Guia, Ilha e Mata Mourisca

18 set 2022 09:47

Este domingo decorre uma consulta popular para decidir se alguma das freguesias deve seguir o seu caminho sem as outras, se se mantêm na união ou se esta se desagrega completamente

psd-de-pombal-garante-que-vai-respeitar-vontade-da-populacao-na-guia-ilha-e-mata-mourisca

A concelhia de Pombal do PSD assegurou este sábado em comunicado que vai “respeitar a vontade da população” na auscultação pública que hoje, 18 de Setembro, decorre na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, com os cidadãos a declararem se são a favor da desagregação ou da continuidade da agregação.

“A tomada de posição dos seus eleitos [do PSD Pombal] quando o processo for levado a votação nos respectivos órgãos, irá ser feita em consonância com aquela que for a vontade expressa pela população, e sempre no cumprimento dos preceitos legais no âmbito deste processo”, refere o PSD Pombal.

A população da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, no concelho de Pombal, participa este domingo, 18 de Setembro, numa consulta popular para decidir se alguma das freguesias deve seguir o seu caminho sem as outras, se se mantêm na união ou se esta se desagrega completamente.

O PSD Pombal salienta que a iniciativa, “apesar de não ter carácter vinculativo, irá decorrer em moldes semelhantes aos actos eleitorais e será desdobrada nas mesmas sete secções de voto das eleições legislativas de Janeiro deste ano”.

“Este processo de discussão surgiu na sequência da publicação da Lei da Criação de Freguesias em Junho de 2021, a qual prevê um procedimento especial, simplificado, para as freguesias que foram agregadas em 2013, mas que apresenta um carácter transitório, pelo que os procedimentos têm de ser formalmente iniciados até 21 de Dezembro deste ano”, lembra a concelhia.

O PSD Pombal entende que é da maior importância a participação da população nesta auscultação pública, por forma a expressar a sua vontade relativa à continuidade da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca ou ao início de um procedimento que leve à reposição das três ex-freguesias”, lê-se no comunicado.