Economia

Quase 50% das empresas familiares ainda são geridas pelos fundadores

1 fev 2020 12:50

Maioria do tecido empresarial da região de Leiria é constituído por este tipo de sociedades

quase-50percent-das-empresas-familiares-ainda-sao-geridas-pelos-fundadores
Nestas empresas, família e negócios confundem-se muitas vezes
Pixabay
Raquel de Sousa Silva

Na região de Leiria, 90% das empresas são familiares, uma percentagem mais elevada do que a média nacional, que ronda os 70%.

Os dados foram apresentados por Inês Lisboa, investigadora do Politécnico de Leiria e membro de um grupo de trabalho da associação empresarial Nerlei relativo a esta temática, durante um almoço realizado esta terça, onde se debateu a importância dos fundadores nas empresas familiares.

Ora, de acordo com os resultados de um inquérito que este grupo de trabalho tem vindo a fazer junto das empresas familiares da região, 46,3% delas ainda estão a ser geridas por quem as criou.

“Há dificuldades em delegar responsabilidades”, alertou Inês Lisboa, afirmando que o desejável seria que a segunda geração passasse a ter um papel mais activo nas empresas a partir dos 24 anos destas.

Decisões rápidas e flexíveis, relações próximas com os colaboradores e de longo prazo com clientes e fornecedores e uma cultura e valores sólidos são alguns dos pontos fortes destas empresas.

Os principais desafios identificados prendem-se com a necessidade de inovar para manter a liderança no mercado, a continuidade do negócio na família, a gestão de conflitos familiares e a necessidade de profissionalizar o negócio.

Fundador é o que lança a passadeira para os mais novos, que quando chegam à empresa encontram muita coisa preparada”, disse António Nogueira da Costa, responsável pela EF Consulting, lembrando que em Portugal a mortalidade das empresas, ao fim do segundo ano, é de 50%.

Racionalizar a emotividade nas decisões e gerir os egos de cada elemento da família são dois dos desafios que se colocam nas empresas familiares, onde o fundador costuma tomar decisões de forma isolada.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ