Sociedade

Quase metade dos pedidos de consulta no hospital de Leiria ultrapassam tempo máximo de resposta

17 mar 2023 14:41

O Centro Hospitalar de Leiria afirma que são situações triadas com prioridade normal

quase-metade-dos-pedidos-de-consulta-no-hospital-de-leiria-ultrapassam-tempo-maximo-de-resposta

Quase metade dos pedidos de primeiras consultas de especialidade no Centro Hospitalar de Leiria ultrapassa o tempo máximo de resposta garantido (TMRG).

Em 13 de Fevereiro, o CHL tinha em lista de espera 22.260 pedidos de consulta, sendo que 12.480 ultrapassaram o TMRG. A resposta foi dada pelo Governo ao PSD, na sequência de uma pergunta colocada pelos deputados sociais-democratas.

Na pergunta enviada ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o PSD pretendia ser informado da razão que leva a que “17 mil utentes já ultrapassaram o tempo máximo de resposta garantido” para consultas da especialidade e que medidas vai o Governo tomar para reduzir estes tempos de espera no hospital de Leiria, assim como sobre a possibilidade e quando da ampliação desta unidade de saúde.

Numa das respostas enviada ao grupo parlamentar foi avançado que o CHL “está consciente das limitações na resposta à elevada procura de primeiras consultas em algumas especialidades médicas”. Esse problema tem “como causa principal a dificuldade de contratação de especialistas”, assinalando, contudo, que “os esforços realizados têm permitido melhorar a situação”.

No entanto, refere a tutela, registou-se “uma redução de cerca de 20% dos utentes em espera e de cerca de 26% dos utentes em espera fora” do TMRG “em menos de três meses”.

“A maioria destes doentes estão triados com prioridade normal, sendo que o CHL garante que os doentes prioritários são acompanhados dentro dos tempos definidos”, refere a resposta, que aponta ainda para a concretização de 88.467 primeiras consultas no ano passado, das quais 32.257 com proveniência dos cuidados de saúde primários.

Para prosseguir a redução do número de utentes em lista de espera, o CHL continua a desenvolver esforços, incluindo a “optimização dos agendamentos, de forma a aumentar o número de vagas associadas às sub-especialidades que apresentem maior tempo de espera para primeira consulta”, ou “a realização de actividade em produção adicional interna, ao abrigo do regime de incentivos à realização de actividade assistencial”.

“Foi ainda solicitado à Administração Regional de Saúde do Centro a indicação de hospitais que, na região, possam dar uma resposta adequada aos doentes do CHL nas especialidades em que se verifica maior volume de pedidos e tempo de espera”, lê-se ainda na resposta enviada aos sociais-democratas.

Ampliação do Hospital de Santo André não está nos planos do Governo

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria questionaram ainda o Ministério da Saúde quanto à eventual ampliação do Hospital de Santo André, em Leiria. A tutela respondeu que a taxa de ocupação do CHL “foi, em 2022, de 72,9%”.

“Neste contexto, não faz parte da estratégia deste Centro Hospitalar de Leiria a abertura de mais camas hospitalares, mas, sim, o incentivo à ambulatorização de cuidados e a uma maior polivalência na ocupação das camas”, refere a resposta.

Não obstante, está previsto ainds este ano, a abertura de 15 camas no hospital de Pombal (unidade de convalescença), 12 camas de cuidados intermédios cirúrgicos e cinco na unidade de hospitalização domiciliária.

No plano de investimentos para 2023, que totaliza um montante de 17 milhões de euros, estão incluídos cerca de 9.7 milhões de euros para a área de obras e edifícios, dos quais cerca de 8.4 milhões de euros com recurso a apoio de fundos europeus e do Plano de Recuperação e Resiliência.