Viver
Quatro filmes de Ingmar Bergman para ver no Teatro Miguel Franco
Leiria dedica ciclo ao realizador sueco

O cavaleiro que joga xadrez com a morte é certamente uma das referências incontornáveis na filmografia de Ingmar Bergman e surge na longa-metragem O Sétimo Selo, filme consagrado em Cannes que vai ser exibido no Teatro Miguel Franco, em Leiria.
Considerado um dos nomes mais importantes na história do cinema, Ingmar Bergman deixou um legado em que são examinados temas relacionados com a moral e com a situação humana na relação com os outros e com Deus.
De 1 a 3 de Setembro, o ciclo dedicado ao realizador sueco, que morreu em 2007, oferece quatro obras do período entre 1957 e 1978.
A retrospectiva abre, precisamente, com O Sétimo Selo, esta segunda-feira, numa sessão com início às 21:30 horas. De volta das Cruzadas, um cavaleiro vê o seu país espiritual e fisicamente devastado. Com a fé abalada, é abordado por uma estranha e enigmática personagem: a Morte.
Na terça-feira, também às 21:30 horas, oportunidade para ver Morangos Silvestres, premiado em Berlim, Veneza e nos Globos de Ouro norte-americanos. Finalmente, na quarta-feira, o cartaz inclui A Máscara (18:30 horas) e Sonata de Outono (21:30 horas).
Durante três dias, e através do olhar de Ingmar Bergman, o Teatro Miguel Franco acolhe reflexões sobre a vida, a identidade, a dinâmica entre mãe e filha, a passagem do tempo e a busca de significado.
Os filmes seleccionados são protagonizados por actores como Max von Sydow, Ingrid Bergman ou Liv Ullmann e o preço do bilhete para as diferentes sessões é inferior a cinco euros.