Sociedade
Rede Cultura 2027 discute "O Futuro da Nossa Cidade" em Ourém
O próximo capítulo do Congresso às Quartas, da Rede Cultura 2027, acontece no dia 24 de Junho, das 21 às 23 horas, no Auditório Cultural de Paços de Concelho de Ourém
O tema será O Futuro da Nossa Cidade. Este ciclo de conversas transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027, pretende reflectir as actuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura.
No dia 24 de Junho, estarão em Ourém, para reflectir o retomar da actividade artística e novas modalidades de financiamento, Carlos André (crítico literário, que foi governador civil de Leiria e director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), João Aidos (programador e assessor cultural), Marco Daniel Duarte (director do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima), Maria de Jesus Monge (directora da Museu-Biblioteca da Casa de Bragança) e Nuno Mangas (antigo presidente do Instituto Politécnico de Leiria e presidente da Agência para a Competitividade e Inovação).
A sessão será moderada por Gonçalo Cardoso, director do Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia.
Para este ciclo, o congresso articula-se com a iniciativa Próximo Passo, colaborando com as cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, parceiros da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Esta iniciativa nasceu no Dia da Europa, celebrado a 9 de Maio, e tem como premissa perguntar, mais do que responder.
Inspirada na plataforma Le Jour d’Après, promovida pelo parlamento francês, trata-se de um fórum de pensamento e debate aberto a todos, composto por 10 perguntas fundamentais sobre a Cultura e as Artes no atual contexto que vivemos.
Esta sessão do ongresso pode ser acompanhada em directo no Facebook da Rede Cultura 2027, a partir das 21 horas, mas o público pode deixar desde já os seus contributos e opiniões na secção Próximo Passo do site da Rede Cultura 2027.
Este é o segundo momento do Congresso às Quartas pelo território, depois de, no dia 17 de Junho, se ter iniciado a norte, no Município de Alvaiázere.