Viver

Reme Rodriguez mudou-se para Fátima por amor e com ela trouxe o ensino das danças espanholas

25 set 2025 12:00

Natural de Málaga, no coração da Andaluzia, o berço do flamenco, dirige a academia de dança Reme Rodriguez, que está a completar uma década de actividade e que já foi premiada em Espanha

Reme Rodriguez “sempre soube que queria ser professora” de dança
Reme Rodriguez “sempre soube que queria ser professora” de dança
Escola tem quase 50 alunas
Escola tem quase 50 alunas
Academia dedica-se a vários tipos de dança espanhola
Academia dedica-se a vários tipos de dança espanhola
Maria Anabela Silva

Diz, entre risos, que o flamenco lhe está no sangue. Ou não tivesse nascido na Andaluzia, berço desta que é uma das danças mais características de Espanha. Reme Rodriguez tinha apenas três anos quando a mãe a levou, pela primeira vez, a uma escola de sevilhanas, “o mais básico quando se começa a dançar”. Foi amor imediato. Nunca mais se desligou da dança, primeiro como bailarina e, mais tarde, como professora. Actualmente, dirige a Academia de Dança Reme Rodriguez, em Fátima, para onde se mudou em 2008, também por amor.

Com oito anos, entrou para o conservatório, fazendo depois todo o seu percurso lectivo, incluindo a licenciatura em dança clássica espanhola e flamenco, com o objectivo de seguir a via da docência. “Sempre soube que queria ser professora, mas para ensinar tens de ter também a experiência de palco. É importante para depois transmitir essa parte”, diz Reme Rodriguez que, após concluir os estudos, esteve oito anos como bailarina.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ