Sociedade
Requalificação da zona de interface de transportes em Pombal terá investimento de quatro milhões de euros
Uma passagem superior irá unir as duas margens
O Município de Pombal apresentou hoje o projecto de requalificação da zona de interface de transportes que pretende articular os serviços de transportes públicos e que prevê um investimento, que tem o preço base de quatro milhões de euros.
O presidente do Município, Diogo Mateus, adianta que o projecto vai melhorar a ligação entre o Jardim do Cardal e a central rodoviária, criando uma ponte para unir as duas zonas divididas pela linha ferroviária do Norte.
“Vamos criar uma passagem superior, com rampa, escadas e ascensor, requalificando a zona das centrais de camionagem, rodoviária e ferroviária. Haverá a criação de um espaço comercial, com dois bares e zona de esplanadas”, revelou o autarca,
O projecto transforma parte do Jardim do Cardal e a zona onde se encontra a Biblioteca Municipal, criando mais zonas verdes e espaços de lazer, onde se prevê um jardim infantil.
Diogo Mateus adiantou ainda que será organizado o estacionamento, será criada uma zona de carregamento de veículos eléctricos e uma ligação com as ciclovias.
O projeto prevê ainda a requalificação da central de camionagem e toda a zona envolvente à Biblioteca Municipal.
“Terá uma imagem moderna, mais límpida que se integra na paisagem e naquilo que é um projecto do século XXI para fazer a transformação da cidade”, disse Diogo Mateus.
O presidente acrescentou que se trata de um projecto “funcional, estético e orgânico”, que vai “aproximar estas duas zonas, que estão separadas pela linha do Norte”.
Tendo como prioridade o peão, o projecto prevê ainda zonas pedonais, com passeios dotados de condições para a mobilidade condicionada.
Integrando esta zona num espaço de utilização pública, é proposta uma zona reservada aos transportes públicos “Pombus” e táxis, junto aos acessos do intermodal, refere ainda uma nota de imprensa.
A reestruturação da central rodoviária, passa pela introdução de novas bolsas de espera e reorganização dos espaços públicos interiores existentes (cafetaria, restaurante).
Na margem contígua ao Jardim do Cardal, foi necessário criar condições que permitissem receber a referida passagem superior de uma forma o mais suave possível.
Como tal, é desenvolvida uma plataforma pousada sobre uma elevação artificial em terra vegetal, em que esta, simultaneamente ocultará as barreiras físicas da linha férrea, adianta ainda a mesma nota de imprensa.