Economia

Restaurante de Porto de Mós distinguido com o selo Bib Gourmand do Guia Michelin

27 fev 2025 10:45

Terruja, do chef Diogo Caetano, é um dos cinco novos restaurantes portugueses reconhecidos com o Bib Gourmand, distinção que destaca a melhor relação qualidade/preço

Chef Diogo Caetano
Chef Diogo Caetano
Ricardo Graça
Croquete de língua de vaca é uma das entradas servidas no Terruja
Croquete de língua de vaca é uma das entradas servidas no Terruja
Terruja é um espaço intimista
Terruja é um espaço intimista
Chef Diogo Caetano (2.ª à direita) na entrega do prémio
Chef Diogo Caetano (2.ª à direita) na entrega do prémio
DR

O Terruja, restaurante localizado em Alvados, no concelho de Porto de Mós, é uma das novidades do último Guia Michelin Portugal. O espaço, dirigido pelo chef Diogo Caetano, acaba de ser distinguido com o Bib Gourmand, classificação que destaca a melhor relação qualidade/preço. A nível nacional, houve mais quatro unidades a conquistar esse reconhecimento.

A distinção do Terruja acontece no seu primeiro ano de funcionamento e faz deste restaurante o primeiro do concelho de Porto de Mós a entrar para a lista do Guia Michelin. “Quando dizemos que os Bib Gourmand ou as Estrelas colocam restaurantes no mapa gastronómico, referimo-nos a locais como este [Terruja], situado nos arredores de uma pequena aldeia no norte do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros”, apontam os inspectores do Guia Michelin.

Na apreciação ao espaço são destacados os “conceitos criativos” da cozinha dirigida pelo chef Diogo Caetano, que “encara a comida como um elemento identitário da cultura rural e das tradições locais”. Para ele, “mais do que um restaurante, o Terruja é um refúgio culinário particular”, assinalam os inspectores, que enaltecem ainda a decoração e a envolvência do local, “com um exterior único e marcadamente contemporâneo”. Além disso, “a casa oferece serviço à la carte e um interessante menu de degustação”.

“Nada nos podia deixar mais contentes e orgulhosos. Este reconhecimento vem confirmar todo o trabalho, empenho e dedicação diários. Faz-nos acreditar que estamos no caminho certo”, pode ler-se na página de facebook do Terruja.

Na mesma mensagem é sublinhado o objectivo do espaço de “mostrar o que de melhor existe na nossa região, através da nossa cozinha, usando como dispensa o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros”.