Viver

Ronda Poética de Leiria não se realiza em 2024 e passa a bienal

15 mar 2024 15:30

Nos últimos dois anos, contou com curadoria do antigo ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes

ronda-poetica-de-leiria-nao-se-realiza-em-2024-e-passa-a-bienal
Poesia em Tempo de Guerra, tema de 2023
DR

Na edição de 2023, que aconteceu em Abril, mais de 30 acções integraram a agenda da Ronda Poética, além de 115 iniciativas no programa comunitário.

Como já tinha acontecido noutros anos, a Ronda levou poesia ao hospital, ao Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens e ocupou ruas, museus, teatros, o castelo, o mercado municipal e até uma antiga igreja, entre outros espaços.

Cruzando-se com a música, as artes visuais, o teatro e o cinema, o festival incluiu o lançamento do livro Perseguição dos Dias, do músico e artista plástico José Luís Tinoco, natural de Leiria, que aos 90 anos aceitou editar a primeira obra de poesia, e concertos com Sérgio Godinho e João Paulo Esteves da Silva, entre outros.

Durante a apresentação, falou-se de Leiria capital da poesia.

Em 2022, a Ronda Poética já tinha contado com 40 mil euros de orçamento, numa organização do Município de Leiria e da Leiria Cidade Criativa da Música Unesco com o poeta Paulo José Costa e a Livraria Arquivo (que primeiro começaram a iniciativa, ainda antes da pandemia).

Em 2024, contudo, a Ronda não deverá realiza-se, confirmou o JORNAL DE LEIRIA junto do Município de Leiria e de outros elementos da organização.

Há, por outro lado, planos para que passe ao formato de bienal, ou seja, a acontecer em 2025 e depois só em 2027.

Recentemente, o Município anunciou a renovação do conceito da Feira do Livro de Leiria, que passa a chamar-se Versátil e tem curadoria de Isabel Lucas (jornalista) e Nuno Artur Silva (escritor, fundador das Produções Fictícias e ex-secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Média).

A nova Feira do Livro de Leiria decorre de 1 a 10 de Junho de 2024 e instala-se no Jardim Luís de Camões, sob o tema “E Depois da Liberdade”, que celebra não apenas o legado do 25 de Abril de 1974, mas também os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.