Sociedade
S@ude+Perto vai monitorizar doentes crónicos
Reduzir idas às urgências hospitalares é um dos objectivos do projecto
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir as idas às urgências hospitalares são os principais objectivos do projecto S@ude+Perto que a Fundação de Nossa Senhora da Guia está a implementar nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Penela.
Luís Fareleiro, da administração da instituição, sediada em Ansião, explica que o programa irá fazer a telemonitorização de parâmetros de saúde, controlando doenças crónicas como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva.
A meta é chegar a 500 pacientes, a viver nos seus domicílios ou em lares de idosos, através da distribuição de kits de monitorização. Os dados são depois “vertidos para uma plataforma e controlados diariamente pela equipa” de dois médicos e quatro enfermeiros afecta ao projecto.
Quando for detectada uma situação anómala, “são accionados os cuidados de saúde primários, os médicos das instituições ou, se necessário, o Centro Hospital e Universitário de Coimbra, parceiro no projecto”, que envolve ainda municípios, IPSS e cuidadores informais.