Sociedade

Sampaio da Nóvoa presente no 3.º Encontro Municipal de Educação na Marinha Grande

21 ago 2025 09:00

O encontro realiza-se nos dias 4 e 5 de Setembro no Teatro Stephens

sampaio-da-novoa-presente-no-3o-encontro-municipal-de-educacao-na-marinha-grande
O encontro pretende “potenciar, tanto quanto possível, a qualidade da interacção entre a criança ou jovem, a família, a escola e o meio sociocultural”
Kimberly Farmer/Unsplash

O Município da Marinha Grande realiza o 3.º Encontro Municipal de Educação, nos dias 4 e 5 de Setembro, no Teatro Stephens.

O evento, que decorre sob o tema Inovação e Criatividade na Educação, irá reunir vários oradores nacionais e destina-se a educadores, docentes e famílias.

O professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa é o orador do tópico principal da conferência, que aborda ainda temas como a Diversidade, Inclusão e Equidade, a Saúde e Bem-Estar na Infância e Adolescência e Boas Práticas em Educação.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, em parceria com o centro de formação Leirimar, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e Poente e o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.

Segundo comunicado da câmara, o encontro pretende ainda “potenciar, tanto quanto possível, a qualidade da interacção entre a criança ou o jovem, a família, a escola e o meio sociocultural” em que se encontra inserido.

De participação gratuita, as inscrições encontram-se abertas até ao dia 1 de Setembro para o primeiro dia da conferência, e até dia 2 para o segundo e podem ser realizadas aqui.

Programa:

4 de Setembro

9 horas – Recepção dos participantes

9:45 horas – Sessão de abertura, com o presidente da câmara, Aurélio Ferreira e, ainda por confirmar, o secretário intermunicipal CIM Região de Leiria, Paulo Batista dos Santos, e o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre

11:15 horas – Conferência “Inovação e Criatividade em Educação”, com o professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa

14 horas – Conferência “Diversidade, Inclusão e Equidade”, com o presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, David Rodrigues, do Projecto Avançar PLNM: Língua, Conhecimento e Inclusão, Marta Alexandre e Catarina Mangas, e a moderadora Paula Lopes, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente (a confirmar)

15:15 horas – Conferência “Saúde e Bem-Estar na Infância e Adolescência, com a psicóloga clínica e investigadora no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Ivone Patrão, e a moderadora Joana Correia, directora do Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde do Hospital de Santo André

16:30 horas – Conferência “Boas Práticas em Educação”, com o director artístico do Teatro Stephens, Carlos Veríssimo, o projecto de mediação cultural “O Casulo”, e a moderadora Inês Vaz, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

 

5 de Setembro

9 horas – Recepção dos participantes

9:30 horas – Sessão de Abertura, com a coordenadora da equipa técnica regional do Centro da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, Fátima Gonçalves, Maria de Fátima Duarte, e Maria de Fátima Duarte, do mesmo centro

16:30 horas – Sessão de Encerramento, com a apresentação do livro Geminação das 4 cidades, uma história de afetos e cumplicidades, de Joaquim Gouveia, e a entrega de lembranças aos docentes aposentados pela vereadora da Educação Ana Alves