Sociedade
Politécnico de Leiria renova selo estudante-atleta com a mais alta classificação nacional
A distinção realça as boas práticas junto dos estudantes-atletas

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) renovou o selo de estudante-atleta com 93 pontos, a mais alta classificação a nível nacional.
A distinção, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pretende realçar as Instituições de Ensino Superior (IES) pelas “boas práticas junto dos estudantes-atletas, incentivando o apoio à compatibilização da representação desportiva das IES com as obrigações académicas dos estudantes-atletas”, explica o comunicado do estabelecimento de ensino.
A instituição de ensino superior refere estar a implementar medidas “que promovem a participação desportiva dos estudantes-atletas, tanto ao nível do acompanhamento da preparação desportiva e competitiva, como na promoção do sucesso académico”. Esta estratégia possibilita “uma maior flexibilização das obrigações académicas em função dos compromissos desportivos em representação da instituição, a nível do processo de implementação do Estatuto Estudante-Atleta no Ensino Superior, garantindo as condições logísticas e os incentivos com vista a uma melhoria dos seus resultados académicos e desportivos”.
Segundo Carlos Rabadão, presidente do IPL, “este reconhecimento" motiva a instituição "a ir ainda mais longe". "Queremos continuar a investir e a inovar, para garantir que os nossos estudantes-atletas dispõem de cada vez mais e melhores condições para alcançar o sucesso académico e desportivo, elevando o nome do Politécnico de Leiria e inspirando toda a comunidade académica”.
O selo estudante-atleta é válido por dois anos e resulta da avaliação das candidaturas submetidas pelas IES. Para a atribuição do selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao apoio estrutural do estudante-atleta do ensino superior.
O IPL também detém, desde 2021, a classificação máxima de Platina na certificação Healthy Campus, pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), tendo sido a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir esta pontuação.