Viver
Seara Nova, uma semente lançada há 100 anos no Coimbrão
Por ocasião dos 100 anos da fundação da Seara Nova, recordamos alguns dos episódios que ligam a revista ao Coimbrão, no concelho de Leiria, nomeadamente à Casa Leal.
Construída em 1917, a partir do projecto de Ernesto Korrodi, a Casa Leal, localizada no Coimbrão, concelho de Leiria, foi, desde os seus primórdios, palco de inúmeras tertúlias culturais, promovidas pelos seus proprietários. Gente radicada em Lisboa, onde travava conhecimento com alguns intelectuais da época, que convidava para as temporadas que passavam no Coimbrão.
Num desses encontros seriam lançadas as sementes para a constituição da revista Seara Nova, fundada em 1921 por Raul Proença, Aquilino Ribeiro, Jaime Cortesão, Raul Brandão e outros intelectuais descontentes com a decadência da I República e que se propunham a envolver a elite cultural e científica portuguesas num projecto de reforma política e social do País.
Por ocasião do centenário da Seara Nova, cujo programa de comemorações decorre até Outubro, o JORNAL DE LEIRIA recorda alguns dos episódios que relacionam a revista com a Casa Leal.
A monografia Coimbrão, uma história por revelar, editada em 2017 pela Junta de Freguesia, conta que a formalização da constituição da revista aconteceu em Abril de 1921, “numa das muitas reuniões realizadas pelos seus elementos” na casa da família Leal.
Este dado foi confirmado por João Pereira Dias, casado com Maria Manuel, filha de Armando Leal, que era
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.