Viver
Sinopse regressa com várias novidades e estreia o projecto Arquipélago
Te-Ato. Companhia de Leiria quer atrair espectadores e artistas mais jovens
Se continuasse no mesmo formato, o Sinopse “não passaria de mais um festival de teatro, à semelhança de outros que para aí há”. Quem o diz é o director do Te-Ato, e programador do Sinopse, Miguel Sarreira. “Não conseguiríamos diferenciar-nos nem crescer”.
Daí, a mudança. Em vez de se apresentar concentrado em algumas semanas, o Sinopse passa a estender-se ao longo de vários meses, entre Fevereiro e Dezembro, com um programa que procura “não estar fechado no teatro” e ambiciona atrair espectadores e artistas mais jovens.
Ao mesmo tempo, há um regresso “às origens”, com a companhia de Leiria a reencontrar-se com o “carácter de experimentalismo” dos primeiros anos do festival, que, em 2023, chega à décima edição.
A abertura do X Sinopse – Festival Actor João Moital dá-se hoje, 23 de Fevereiro, através do primeiro episódio de um novo projecto do Te-Ato, o Arquipélago, que se inspira nos mesmos princípios que Miguel Sarreira pretende para a nova fase do Sinopse. “Que procure as novas expressões, aquele pessoal que anda nos TikTok's da vida a publicar vídeos ou a escrever”, explica. “Vamos ver o que há de valor por aí e mostrar”. Formas de expressão “realmente novas” ou que “não sendo novas se descubram valores”, gente “que tem algo para dizer de novo, que tem uma linguagem nova”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.