Desporto
Skate: um desporto que ensina crianças a romper com os preconceitos
Durante uma semana, não houve forma de escapar à cultura contagiante do skate, que uniu miúdos e graúdos ao redor de uma modalidade revestida de resiliência, na cidade de Leiria
Resiliência é a palavra que vem à cabeça de João Sales quando fala da história do skate em Leiria. Desde os anos 80 que as tábuas de madeira sobre rodas invadiram a cidade e já não quiseram sair, mesmo após várias tentativas de as colocar à margem, por serem consideradas “ruidosas e transgressoras”.
A comunidade ao redor desta modalidade ainda se lembra do primeiro half-pipe construído no Bairro dos Capuchos, que daí foi desviado para junto das piscinas municipais. O antigo edifício da Sarvinhos e o Vidigal foram também locais que conheceram a passagem destes outsiders, que só queriam um local onde pudessem deslizar entre rampas e degraus, em liberdade e sem discriminação. Porque, em cima de num skate, “não há discriminação”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.