Economia
Stock de casas para venda aumenta 32% em Leiria
Oferta de casas disponíveis para vender em Portugal subiu 6% no segundo trimestre de 2023, aponta estudo do idealista
A oferta de casas disponíveis para vender em Portugal subiu 6% no segundo trimestre de 2023 face à que estava disponível no mesmo período de 2022, segundo um estudo do idealista.
"Ainda assim, a procura de casas para comprar continua a ser bem superior à oferta existente, motivo pelo qual se tem assistido ao aumento dos preços das habitações no nosso país (embora mais lento). É também pela falta de oferta de casas face à procura que o Parlamento aprovou na especialidade um conjunto de medidas do Mais Habitação", contextualiza o idealista.
A mesma fonte informa que a oferta de habitação à venda em Portugal subiu em 13 capitais de distrito no último ano.
A liderar a lista encontra-se Viana do Castelo, onde o stock de casas para comprar aumentou 36% entre o segundo trimestre de 2023 e o período homólogo.
Também houve um aumento expressivo da oferta de casas à venda em Leiria (32%), Portalegre (29%), Braga (29%), Vila Real (24%), Bragança (22%), Setúbal (15%) e Faro (13%).
Há igualmente mais casas disponíveis para comprar em Coimbra (9%), Castelo Branco (8%), Viseu (8%), Guarda (8%) e em Aveiro (1%).
Mas esta não foi uma realidade em todo o País, contrapõe o idealista. Funchal (Madeira) foi a capital de distrito onde mais diminuiu a oferta de casas à venda (-21%) entre estes dois momentos. A esta cidade junta-se o Porto (-17%), Ponta Delgada (-16%), Lisboa (-15%), Santarém (-10%) e Beja (-4%), sendo, portanto, as únicas cidades analisadas onde o stock de casas para comprar desceu, revela ainda.
Já por distrito, foi o de Setúbal que registou uma maior subida do stock de casas disponíveis para transaccionar (19%). No distrito de Leiria, o aumento foi de 16%, expõe o estudo.