Sociedade
Surda cria actividades e jogos didácticos em Língua Gestual
Mónica Gomes recorre a materiais reciclados para fazer jogos didácticos. É também uma forma de promover a sustentabilidade
Surda desde os 20 anos, na sequência de um incidente com uns auscultadores, Mónica Gomes acabou por tornar esta adversidade num desafio que, mais recentemente, se transformou numa missão: a de promover a Língua Gestual Portuguesa (LGP), através da criação de jogos e de actividades didácticas, com recurso a material reciclado.
São disso exemplo os tradicionais jogos de memória e da glória que fez utilizando números e gestos da LGP, bem como de uma roda dos animais ou de um aquário em língua gestual. O objectivo, explica, é demonstrar que é possível “criar ferramentas educativas e valiosas, promovendo a sustentabilidade e a inclusão de crianças surdas e ouvintes”.
O trabalho de Mónica Gomes, de 36 anos, surgiu no seguimento da licenciatura que fez em LGP na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde ingressou depois de ficar surda, e da constatação da necessidade “premente” de recursos educativos especícos nas escolas.
“Enquanto existem manuais e jogos em Português e Inglês, a oferta em LGP é praticamente inexistente. Cada professor de LGP tem de criar os seus próprios materiais, o que é extremamente trabalhoso”, relata. Perante essa realidade, Mónica Gomes pôs mãos à obra e decidiu criar esses materiais para “ajudar os professores e garantir que as crianças surdas têm acesso a recursos educativos de qualidade, alinhados com as temáticas” abordadas nas aulas.
Esses materiais vão sendo distribuídos nas escolas por onde vai passando e partilhados com os pais, num processo de “disseminação” que Mónica, residente em Idanha-a-Nova, gostaria que chegasse a todo o País, “a bem da inclusão”.
“Há ainda um longo caminho a percorrer para que as escolas estejam verdadeiramente preparadas para lidar com as necessidades” dos alunos surdos. Pelo que, defende, é preciso “sensibilizar o Governo para a necessidade de disponibilizar mais materiais de apoio em LGP nas escolas, como acontece com outras disciplinas”.