Desporto
Taça da Europa de Lançamentos já mexe em Leiria
Cidade recebe alguns dos melhores lançadores do mundo este fim-de-semana, numa competição organizada pela Juventude Vidigalense
“Estamos a ultimar as questões de logística no espaço de competição, tanto no Centro Nacional de Lançamentos como no Estádio Municipal de Leiria”. Numa “azáfama muito grande”, a presidente da Assembleia Geral da Juventude Vidigalense (JV), explica o trabalho de "mais de uma centena de voluntários" para a realização da Taça da Europa de Lançamentos enquanto vários atletas já aquecem e treinam nos equipamentos desportivos de Leiria.
O evento, organizado pela JV, que começou a ser planeado para 2020 e acabou por ser adiado devido à pandemia, requer “muito trabalho que se intensificou nos últimos quatro meses”. “Acabamos por ter aqui diferentes equipas em funcionamento”, detalha Tatiana Fernandes, sobre a organização que hoje envolve, entre outras coisas, “a montagem logística final para marcação de sectores de competição” ou a “gestão da chegada das equipas de atletas”.
Para a ex-atleta, a “grandiosidade desta competição” associa-se à Cidade Europeia do Desporto, título que o concelho conquistou este ano. “É oportunidade para a cidade mostrar as suas condições para a prática desportiva”, afirma.
Leiria é palco para os melhores lançadores do mundo
A Taça da Europa de Lançamentos vai trazer, este fim-de-semana, alguns dos melhores lançadores do mundo a Leiria.
Os quatro lançamentos olímpicos (peso, disco, martelo e dardo) vão ser disputados por 297 atletas de 39 nacionalidades, nos escalões de sub-23 e de seniores, no Centro Nacional de Lançamentos e no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
A competição “promete ser uma das melhores de sempre” e ter muito “espectáculo”, anuncia a Juventude Vidigalense que organiza o evento em parceria com o município, a Federação Portuguesa de Atletismo e a European Athletics.
A iniciativa, que tinha sido adiada devido à pandemia e agora integra a programação de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, regressa à cidade por três anos depois das edições de 2014 e 2018. A começar por ‘casa’, que “Portugal está na força máxima”, os olhos vão estar na atleta radicada em Leiria que já é dona do recorde nacional, Auriol Dongmo, e a campeã nacional leiriense Irina Rodrigues, ambas em representação do Sporting Clube de Portugal (SCP).
Também habituados a treinar perto do rio Lis estão os convocados Tsanko Arnaudov (Sport Lisboa e Benfica - SLB) e Rúben Antunes (SCP).
A lista da Selecção Nacional conta ainda com a finalista olímpica e recordista nacional Liliana Cá, que em 2021 venceu esta competição na cidade croata de Split, Mariana Pestana (Grupo Desportivo do Estreito), Emanuel Sousa, Francisco Belo, Ivanilda Lopes, Leandro Ramos (SLB), e Cláudia Ferreira, Edujose Lima, Jessica Inchude, Rúben Antunes, Débora Quaresma e Ilírio Nazaré (SCP).
Na lista de atletas internacionais em competição, divulgada pela European Athletics, constam nomes de peso no lançamento do disco como os suecos Daniel Stahl e Simon Pettersson, campeão e vice-campeão olímpicos em Tóquio, o Esloveno Khristjan Ceh, recordista e campeão da Europa de sub-23, a multi-medalhada francesa Melina Robert-Michon, e as finalistas olímpicas Shanice Craft, pela Alemanha e Daisy Osakue pela Itália.
No lançamento do peso, as atenções estão nos italianos Nick Ponzio e Zane Weir, no nortueguês Marcus Thomsen, no romeno Andrei Rares Toader, que foi vencedor na última edição, na sueca Fanny Roos, finalista olímpica em Tokyo e ainda na holandesa Jessica Shidler. No lançamento do martelo, marca presença o norueguês Elvind Henriksen, que se sagrou vice-campeão olímpico em Tóquio, o húngaro Bence Halász, o grego Christos Frantzeskakis, o sueco Ragnar Carlsson e o espanhol Javier Cienfuegos. No lançamento do martelo feminino espera-se um despique equilibrado entre as finalistas olímpicas Alexandra Tavernier, de França e Sara Fantini, de Itália, mas também entre a polaca Katarzyna Furmanek e a finlandesa recordista e campeã do mundo de juniores Silja Kosonen. Já no lançamento do dardo, destaque para o romeno Alexandru Mihaita Novac, a norueguesa Sigrid Borge e Letã Lina Muze.
O escalão sub-23 conta comAdriana Vilagos, da Sérvia, a grega Elina Tsengko, o ucraniano Mykhailo Kokhan, os turcos Alperen Karahan e Pinar Akyol, Muhamat Ramadani, do Kosovo e a holandesa Alida Van Daalen.