Sociedade

Tetraplégico da Vieira de Leiria concretizou sonho de ver jogo com o clube do coração

26 jan 2022 13:22

Márcio Vieira quer que o seu exemplo mostre haver mais coisas boas do que más no futebol

tetraplegico-da-vieira-de-leiria-concretizou-sonho-de-ver-jogo-com-o-clube-do-coracao
Rui Costa e Márcio Vieira
DR
Jacinto Silva Duro

Márcio Vieira concretizou na noite passada um sonho antigo. Assistir ao vivo a uma partida do clube do coração.

Paraplégico desde que, há 20 anos, um acidente de viação lhe paralisou o lado esquerdo do corpo, sofre pelo Benfica e não falha a transmissão de um jogo.

Ontem, Márcio (43 anos), que reside na Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, esteve no jogo das meias-finais da Taça da Liga (Final Four da Allianz Cup) entre o Sport Lisboa e Benfica (SLB) e o Boavista F.C. e teve, inclusivamente, direito a uma escolta da PSP, que acompanhou a ambulância que o transportava à Porta 7 do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e, depois, a um jogo onde não faltou emoção e coração apertado.

Sofreu até ao final do tempo regulamentar e, ainda teve direito a um extra, para lá dos 90, com a lotaria dos penalties. Até à vitória desejada, por 3-2, após empate por 1-1.

“Ele não fala, comunica apenas com mensagens”, conta Armando Coimbra, um amigo que, em conjunto com a Fundação do Futebol, organizou a surpresa ao adepto.

Explica que Márcio é uma pessoa muita amada, muito inteligente e atenta, com uma memória fantástica e talento para as letras. Recentemente, escreveu e publicou “Notas de Romantismo”, um livro de poesia.

“Mas é doente pelo Benfica. Chora, ri e grita, durante os jogos!”

Armando diz que Márcio gostaria que esta presença no jogo fosse um exemplo que mostre aos jovens que o futebol é muito mais do que as más notícias, que aparecem nos media.

A presença no camarote ao lado do espaço presidencial do estádio foi uma experiência que agradou muito ao adepto, mas as surpresas ainda não tinham acabado.

Antes do jogo, recebeu a visita do presidente do SLB, que lhe ofereceu uma camisola autografada pela formação que se apresentou ontem no Magalhães Pessoa. 

Equipa que proporcionou a Márcio o sonho: Nelson Fadigas e Carlos Coelho dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Carlos Vieira representante da família e Armando Coimbra mentor da iniciativa

Em troca, Márcio presenteou Rui Costa com o seu livro de poesia e um poema sobre o SLB, escrito por si para a ocasião.

Emocionado, o presidente das águias prometeu que iria afixá-lo no balneário da equipa sénior, para os inspirar e sensibilizar para as dificuldades de pessoas como este fã.