Viver

Tom, Ascenso Belmonte e os outros artistas que pintaram a Ivima na história do vidro

28 dez 2021 11:21

Exposição Histórias da Ivima, no Museu do Vidro, mostra a colaboração entre artistas e mestres vidreiros e pretende colocar a Marinha Grande no mapa do design português

tom-ascenso-belmonte-e-os-outros-artistas-que-pintaram-a-ivima-na-historia-do-vidro
Peixe idealizado por Ascenso Belmonte e datado da década de 1960, proveniente da colecção de Fernando Gregório
Jorge Soares

As galinhas do catálogo de 1901 – fabricadas até ao anos 90 – aparecem no fim do percurso sugerido ao público e resumem a longevidade e omnipresença da empresa e das empresas que a antecedem. “Embora muitos portugueses não conheçam o nome, têm em casa peças da Ivima”, realça Pedro Moura Carvalho, comissário da exposição patente na Marinha Grande que atravessa um século de vidro utilitário e decorativo para homenagear o resultado do encontro entre artistas plásticos e mestres vidreiros.

Histórias da Ivima, inaugurada em meados de Dezembro, é a primeira de uma série de exposições sobre as fábricas da capital do vidro e tem o “objectivo claro” de “pôr a Marinha Grande no mapa do design português”, porque, segundo o coleccionador, investigador e historiador de arte, “é imprescindível o papel da Marinha Grande e tem de ser salientado”.

O circuito desenvolve-se ao longo de quatro salas do Museu do Vidro, começa na época vitoriana e percorre todo o século XX, com destaque para as criações de Jorge Barradas, João Correia, Guilherme Correia, Manuel Piló, Tom (Thomaz de Mello), António Lima, Virgílio Guerra Marques, Margarida de Ávila e ainda Ascenso Belmonte, o primeiro director artístico da Ivima, com uma “capacidade única de misturar cores”, que, na opinião de Pedro Moura Carvalho, “fez algum do vidro de autor mais extraordinário que existe” em Portugal.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ