Sociedade

Transportes urbanos do distrito com mais de dez milhões de passageiros

21 mar 2019 00:00

Num momento em que há mudanças nos transportes colectivos, com reduções de tarifas nos passes, que na região chegarão aos 50%, o JORNAL DE LEIRIA faz um balanço dos cinco sistemas urbanos existentes no distrito (Mobilis, TUMG, Chita, Gira, Pombus e TOMA).

transportes-urbanos-do-distrito-com-mais-de-dez-milhoes-de-passageiros-10022
Maria Anabela Silva

O primeiro a fazer-se à estrada foi o Mobilis, que começou a circular em Leiria em 2005. Seguiram-se o TOMA (Caldas da Rainha), o Pombus (Pombal), a TUMG (Marinha Grande), o Chita (Alcobaça) e o Gira (Batalha).

Neste anos, os vários sistemas de transportes urbanos do distrito já registaram mais de dez milhões de passageiros, com destaque para o Mobilis que, só nos últimos três anos, contabilizou cerca de 2,7 milhões, um número conseguido à custa de uma grande reestruturação da rede, que passou de quatro para nove linhas.

O Mobilis é hoje um serviço “focado para suportar as deslocações intra- -cidade, que assegura uma boa conectividade entre as linhas urbanas existentes”, realça a Câmara de Leiria, frisando que o sistema “contribuiu, em primeiro ligar, para estabelecer a ligação entre os principais equipamentos colectivos escolares, comerciais, desportivos, de saúde e de serviços, bem como com as áreas residenciais da zona urbana”.

Em relação a este último aspecto, o Município destaca a reformulação do sistema concretizada em 2016, por ter permitido levar a rede para as “periferias das freguesias inseridas no limite da zona urbana”.

A seguir ao Mobilis, a TUMG é a rede urbana da região com maior número de passageiros já transportados, registando uma curva sempre ascendente ao longo dos anos (ver infografia), fruto de sucessivos alagamentos. O sistema começou a funcionar em 2009, com quatro linhas, que foram sendo ampliadas, para ajustar a oferta à procura.

Foi isso que aconteceu, por exemplo, com a reformulação ocorrida em 2015, que levou à criação de uma nova linha e à ampliação dos percursos já existentes, com o objectivo de servir os utilizadores dos transportes ferroviários e “os pólos industriais e comerciais de relevo”, explica Fátima Cardoso, administradora da TUMG, que defende que “um sistema de transportes públicos, para além do seu efeito económico, constitui um importante instrumento de inclusão social”.

Em Junho do ano passado, a rede chegou também à freguesia da Moita e sofreu novos ajustamentos dos horários e dos percursos, ganhando ainda novas paragens, de forma a “adequar a oferta às necessidades de mobilidade da população, designadamente dos trabalhadores das zonas industriais”, e “a aumentar as alternativas de mobilidade da população estudantil”.

Mas as alterações não se ficarão por aqui. No ano em que completa uma década de actividade e quando contabiliza quase 2,7 milhões de passageiros transportados, a TUMG prepara-se para alargar a sua rede à freguesia de Vieira d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ