Sociedade
Travar a Dengue é missão de cientista de Leiria
Marisa Gaspar integra equipa de investigação luso-brasileira
Marisa Gaspar, jovem investigadora natural de Leiria, que tem realizado pesquisas relacionadas com o controlo da praga do nemátodo do pinheiro, que tem também desenvolvido películas inovadoras para a indústria alimentar, integra agora a equipa multidisciplinar luso-brasileira, que está a desenvolver produtos para controlar o mosquito que transmite doenças como Dengue, Zika, Chikungunya, febre amarela e febre do Nilo Ocidental.
“Este projecto consiste no desenvolvimento de produtos usados para controlar o insecto vector de várias doenças”, explica Marisa Gaspar ao JORNAL DE LEIRIA.
“Estamos a desenvolver um produto à base de polímeros biodegradáveis, que não trazem efeitos nocivos ao meio ambiente, como sucede nos compostos sintéticos normalmente utilizados no combate a estes insectos”.
“Incorporámos nestes polímeros óleos naturais, extraídos de plantas nativas do Brasil, que têm actividade larvicida ou atractiva para o insecto”, prossegue a investigadora. “Embora estas doenças sejam mais comuns em climas tropicais, já tivemos casos de Dengue na Madeira. É o resultado das alterações climáticas, mas também do transporte de pessoas e bens”, salienta.
Do projecto, coordenado por Hermínio Sousa, investigador do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta da Universidade de Coimbra, fazem parte Mara Braga, Marisa Gaspar,
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.