Desporto
Treinador dos sub-19 assume o comando da equipa principal do Marinhense
Aos 36 anos, Renato Sousa lidera a equipa do escalão de sub-19, posicionada no 1.º lugar da Divisão de Honra distrital
A dois dias de enfrentar o Sporting CP para a Taça de Portugal, o treinador dos sub-19 do AC Marinhense, Renato Sousa, assume o comando da equipa principal que se desloca a Alvalade, no sábado.
Aos 36 anos, o técnico é natural de Leiria e lidera a equipa do escalão de sub-19, posicionada no 1.º lugar da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria, com seis vitórias e uma derrota em sete jogos.
Terá, como adjuntos, os treinadores Marco Costa (treinador-adjunto dos sub-19), João Orfão (treinador-adjunto dos sub-19), Luís Neto (treinador principal dos sub-17), José Olival (treinador principal dos sub-15) e Alexandre Carvalho (treinador de guarda-redes da formação).
Com a suspensão do treinador Rui Sacramento, após a chegada de uma queixa ao Sindicato dos Jogadores a denunciar abuso psicológico e racismo sobre os jogadores, quem dirigiu o treino de terça-feira foi Manuel Xabregas, adjunto do técnico natural de Matosinhos. No entanto, os elementos da equipa técnica deixaram o AC Marinhense.
Na sequência da denúncia ao sindicato, a direcção do AC Marinhense decidiu suspender o timoneiro e instaurar um processo disciplinar, para “garantir a boa instrução do processo”, medida que “visa exclusivamente proteger o clube, os seus profissionais e a estabilidade do seu funcionamento, enquanto todos os factos relacionados com a situação continuam a ser avaliados internamente”.
O JORNAL DE LEIRIA tentou, por diversas vezes, contactar Rui Sacramento, que se manteve incontactável. Contudo, ao jornal Record, refutou todas as acusações, dizendo que esta será uma manobra da direcção que visa afastá-lo da liderança da equipa, por “saber demasiado”. “Eles não querem que eu vá a Alvalade, há muita gente com medo que eu abra a boca e conte tudo aquilo que sei. Vão ter de provar ou, então, despedirem-me e pagarem-me tudo aquilo a que tenho direito”, afirmou o técnico ao mesmo jornal.
Rui Sacramento ainda denunciou uma situação relacionada com a alimentação dos jogadores, onde terá sido servida “massa com bichos”, episódio confirmado pelo JORNAL DE LEIRIA.
Na denúncia anónima, o Record descreve que Rui Sacramento terá proferido expressões como: “vocês são lixo”, “merecem morar na rua”, “preto burro”, “se depender de mim, eu fo..-vos a vida”, entre outras.
O AC Marinhense não tem tido bons resultados na série C do Campeonato de Portugal, onde, à jornada nove, ocupa o 12.º lugar, de descida às distritais, com apenas nove pontos – regista duas vitórias, três empates e quatro derrotas.
Rui Sacramento dirige a equipa principal desde Março do ano passado, altura em que o Marinhense arriscava a descida aos distritais, evitada apenas no último jogo da época.
Esta é a segunda passagem do timoneiro pela Marinha Grande, onde esteve na época 2021/2022.
Além do número reduzido de vitórias, o JORNAL DE LEIRIA sabe que têm sido recorrentes os atrasos nos pagamentos aos jogadores que, no início da semana, ainda não tinham recebido o mês de Outubro. O emblema tem lidado também com a saída de vários jogadores do plantel, desde o arranque da época.