Sociedade

Três instituições do distrito distinguidas pelo Prémio Banco BPI Fundação ”la Caixa”

16 dez 2024 11:30

Instituto Jovens Músicos, Aproximar - Cooperativa de Solidariedade Social, ambas de Leiria e Ala D’Artistas – Associação Cultural e Artística de Alcobaça irão receber cerca de 170 mil euros

tres-instituicoes-do-distrito-distinguidas-pelo-premio-banco-bpi-fundacao-la-caixa
Palco d'Emoções', do Insituto Jovens Músicos, foi um dos projectos premiados
Foto: IJM

O Instituto Jovens Músicos e a Aproximar - Cooperativa de Solidariedade Social, no concelho de Leiria, e a Ala D’Artistas – Associação Cultural e Artística, em Alcobaça, foram distinguidas pela edição deste ano do Prémio Banco BPI Fundação "la Caixa” Infância. As três organizações garantiram um financiamento total na ordem dos 170 mil euros para concretizar projectos sociais na área da infância e da juventude.

No caso da Ala D'Artistas - Associação Cultural e Artística, de Alcobaça, será atribuído um apoio de 50 mil euros para dinamizar um projecto de inclusão destinados a jovens, utilizando a arte, o desporto e cultura como ferramentas de capacitação e desenvolvimento pessoal. Para tal, estão previstas oficinas de arte plástica, teatro, cinema, música, fotografia, dança e outras formas de expressão cultural, bem como a promoção de palestras com termas relacionados vida saudável e saúde mental, e actividades desportivas.

Já o Instituto Jovens Músicos garantiu um financiamento de 49.995 euros para a concretização do projecto Palco d'Emoções', focado na gestão de emoções através das artes cénicas. O objectivo é "promover a intervenção psicossocial em crianças e jovens que apresentam debilidade de regulação emocional, recorrendo à música e representação de artes cénicas", com actividades como "dançar, tocar instrumentos, improvisar ou cantar".

Por seu lado, a Aproximar - Cooperativa de Solidariedade Social receberá 70.178 euros para um projecto que visa "mitigar" o impacto do período de reclusão dos pais, nas vidas das crianças, fomentando a manutenção dos laços familiares entre jovens pais reclusos e os seus filhos. Para tal, a associação propõe-se a realizar actividades no estabelecimento prisional, que promovam competências parentais, e readaptando o espaço de visita às necessidades das crianças.

No total, a edição deste ano do Prémio Banco BPI Fundação ”la Caixa” Infância atribuiu 1,4 milhões de euros a 39 projectos que visam combater a pobreza na infância e adolescência. Desde que foi criado, em 2019, o prémio apoiou 194 projectos no valor de 6,4 milhões de euros, beneficiando mais de 44 mil crianças e adolescentes.